Histórico de Destaques

DGS participa no exercício regional de simulação de emergências de saúde pública da OMS Europa - JADE 2023

DGS participa no exercício regional de simulação de emergências de saúde pública da OMS Europa - JAD

A Direção-Geral da Saúde (DGS) participou a 14 de novembro na edição 2023 do exercício regional de simulação de emergência em saúde pública JADE, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Região Europa.

O exercício de simulação, que ocorre de forma regular todos os anos, e que tem contado com a participação da DGS enquanto Autoridade de Saúde Nacional, visa testar a capacidade dos países para responder a uma emergência em saúde pública com consequências para a saúde humana no âmbito da Regulamento Sanitário Internacional 2005 (RSI). O exercício requer a interação entre o Ponto de Contacto Regional da OMS para o RSI com os Pontos Focais do RSI dos Estados-Parte e colaboração multissetorial. Os cenários são concebidos para os Pontos Focais do RSI praticarem a deteção, a avaliação, a resposta e comunicação em relação a eventos de saúde pública.

Este ano, o cenário do exercício envolveu um incidente nuclear numa instalação de produção de iodo-131, localizada próxima de uma fronteira internacional, e com libertação do elemento radioativo para o ambiente. O Centro de Emergências de Saúde Pública (CESP) da DGS coordenou a resposta de Portugal ao exercício, em estreita articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e simulando outros parceiros, dada a natureza do evento simulado.


DGS reforça preparação e resposta a emergência de saúde pública

O exercício JADE 2023 é uma oportunidade para os países da Região Europeia da OMS praticarem as suas funções obrigatórias sob o RSI, que incluem a avaliação de eventos de saúde pública e a comunicação com a OMS. O exercício é também uma oportunidade para os países testarem a sua capacidade de coordenação multissetorial em resposta a uma emergência de saúde pública e reverem circuitos e procedimentos na simulação de eventos de saúde pública e nas ações requeridas. 

A participação de Portugal neste exercício regional de simulação é mais um passo no reforço da preparação da DGS e do país para futuras emergências de saúde pública, no contexto das revisões em curso do RSI (2005) e dos novos regulamentos europeus de ameaças transfronteiriças para a saúde (2022/2371). Os resultados do exercício serão analisados para identificar áreas de melhoria na preparação e resposta de Portugal a estes eventos radiológicos com potencial impacto na saúde humana e disseminação nacional e internacional.  Exercício permitiu analisar os regulamentos internacionais e as implicações que acarretam a nível nacional. A DGS continua empenhada no objetivo de garantir que Portugal esteja preparado para responder a futuras emergências de saúde pública, nomeadamente no reforço da articulação entre o CESP e as outras entidades envolvidas na resposta a emergências em saúde pública e no investimento na capacitação dos profissionais de saúde para a resposta a emergências em saúde pública.