Histórico de Destaques
DGS participa no exercício regional de simulação de emergências de saúde pública da OMS Europa – JADE 2025

A Direção-Geral da Saúde (DGS) participou, no dia 25 de novembro de 2025, no exercício regional de simulação de emergências de saúde pública JADE 2025 (Joint Assessment and Detection of Events), promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – Região Europeia, no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional (RSI, 2005).
Realizado anualmente, o exercício JADE tem como objetivo avaliar a capacidade dos Estados-Parte para detetar, avaliar, responder e comunicar eventos de saúde pública com potencial impacto transfronteiriço. A participação de Portugal foi assegurada através do Centro de Emergências de Saúde Pública (CESP) da DGS, enquanto ponto focal nacional do RSI e estrutura de apoio à Autoridade de Saúde Nacional.
A edição de 2025 centrou-se na simulação de um incidente químico de grande escala, envolvendo a libertação acidental de substâncias perigosas e possíveis impactos na saúde humana, no ambiente e com risco de disseminação transfronteiriça. O cenário exigiu uma resposta rápida, articulada e baseada em evidência, reforçando a importância da capacidade nacional de lidar com este tipo de eventos, requerendo a simulação de interações com os parceiros de diferentes sectores.
No âmbito do exercício, o CESP coordenou a resposta nacional, permitindo testar a deteção precoce e a avaliação do risco, os mecanismos de comunicação previstos no RSI, a capacidade de resposta operacional a incidentes químicos e a articulação com setores essenciais, nomeadamente ambiente, proteção civil, segurança e saúde ambiental.
O JADE 2025 voltou a demonstrar a importância de uma coordenação interinstitucional robusta para uma resposta eficaz a emergências químicas e no cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais no âmbito do RSI. A participação portuguesa permitiu exercitar os circuitos de interação entre entidades, validar procedimentos e identificar melhorias nos fluxos de informação, promovendo a colaboração intersectorial.
O exercício permitiu testar a resposta rápida a nível nacional a cenários complexos, assegurando o alinhamento com as melhores práticas internacionais e com os requisitos do RSI (2005) e do Regulamento Europeu 2022/2371.
A análise dos resultados do exercício permitirá identificar áreas a melhorar, atualizar e fortalecer a preparação do país para futuras emergências de saúde pública, incluindo incidentes químicos com potencial transfronteiriço.
A DGS reafirma o seu compromisso com a proteção da saúde pública e com o fortalecimento contínuo da resiliência nacional, assegurando que Portugal mantém e reforça a capacidade necessária para enfrentar com eficiência as emergências de saúde pública, contribuindo para a segurança sanitária global.
