Histórico de Destaques

DGS promove encontro de profissionais de saúde pública com Diretora do ECDC

DGS promove encontro de profissionais de saúde pública com Diretora do ECDC

A Direção-Geral da Saúde promoveu um encontro com Andrea Ammon, a Diretora do ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças) no dia 20 de abril. Ao longo do dia foram partilhadas as experiências da pandemia, mas também os grandes desafios, as inovações para a Saúde Pública e a nova abordagem europeia da saúde.

A Diretora do ECDC reconheceu os sucessos de Portugal, designadamente os avanços realizados no contexto da Epidemic Intelligence e das medidas preventivas junto da população, nomeadamente das campanhas de comunicação para a vacinação, em que Portugal foi o país com maior cobertura vacinal para o COVID-19.

Num primeiro momento, que decorreu nas instalações da DGS, dirigentes da DGS, representantes dos Departamentos de Saúde Publica das diferentes regiões do país e das Direções de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira partilharam as suas experiências de resposta ao COVID-19 e os desafios da fase pós-aguda da pandemia com enfoque no reforço das funções essenciais de saúde pública e da capacitação de recursos humanos, a que os novos regulamentos europeus e internacionais obrigam.  Foi reconhecido o papel do ECDC no apoio à avaliação de risco e de medidas de saúde pública com base na disponibilização da evidência científica mais atuais.

Durante a tarde, ocorreu o encontro “Saúde Pública no Futuro: Desafios Atuais e Inovações”,  também promovido pela DGS com o apoio das Administrações Regionais de Saúde e Direções Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira. Contou com mais de 140 profissionais da área da saúde pública, que foram desafiados por Andrea Ammon sobre: “Como prosseguimos após três anos de pandemia, o que aprendemos e como usamos estas lições para o futuro?”.

Durante a sua apresentação sobre o ECDC e o reforço do seu mandato, Andrea Ammon destacou a importância da colaboração entre sectores e da melhoria dos sistemas de vigilância, destacando a automatização, a digitalização e a integração dos sistemas de saúde.

Ressaltou o papel da saúde pública e de como foi a área mais atingida nos anos de crise, sendo por isso imprescindível reforçá-la: "É preciso mais investimento se quisermos estar melhor preparados para uma próxima pandemia", alertou.

No âmbito da perspetiva nacional foram abordados os desenvolvimentos na compilação, integração e análise de dados e informação dos diferentes sistemas, indo ao encontro dos novos regulamentos, assim como a abordagem de uma só saúde apresentada pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, parceiros da DGS nos novos desafios da saúde publica.

A questão da ética em Saúde Pública foi ainda abordada, de como garantir as questões intrínsecas, da deontologia, dos valores e dos direitos e deveres no contexto da vulnerabilidade.

A sessão foi encerrada pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, que referiu que “a saúde pública evoluiu para se tornar uma área crucial nas nossas vidas. Precisamos, mais do que nunca, de uma abordagem de saúde pública forte e inovadora para alcançar sociedades mais prósperas e saudáveis”.

Assista aqui à sessão completa:

https://www.youtube.com/watch?v=4R1zOby0xOw