Histórico de Destaques

DGS promoveu Workshop internacional sobre Cooperação em Investigação e Prevenção do Cancro

DGS promoveu Workshop internacional sobre Cooperação em Investigação e Prevenção do Cancro

No âmbito do Memorando de Entendimento entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA) sobre Cooperação na Investigação, Prevenção, Controlo e Gestão do Cancro em Países de Língua Oficial Portuguesa, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, promoveu nos dias 29 e 30 de abril de 2024, em parceria com o Ministério da Saúde e a Embaixada dos EUA em Lisboa, um Workshop sobre Cooperação em Investigação e Prevenção do Cancro.

O evento reuniu vários especialistas em Saúde e promoveu a partilha de boas práticas e experiências de cooperação entre Portugal, EUA, Brasil e cinco países africanos de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Especialistas em oncologia e investigação abordaram as mais recentes terapias e investigações sobre o cancro, os planos nacionais de controlo do cancro, a utilização da inteligência artificial para deteção e tratamento do cancro, entre outros.

Na sessão de abertura, o Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, destacou que “este workshop está profundamente alinhado com a missão da DGS, de promover a saúde e de prevenir a doença.” André Peralta-Santos frisou, ainda, que foi aprovada recentemente a Estratégia Nacional de Luta contra o Cancro 2030, que tem como objetivos principais diminuir a incidência, aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes de cancro. “Esta estratégia é implementada em Portugal, através do PNDO, e demonstra o nosso comprometimento para esta batalha que é de todos”, realçou.

A reunião contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, da Embaixadora dos EUA em Lisboa, Randi Charno Levine, do Deputy Chief of Mission, Doug Koneff, e da Secretária-Geral do Ministério da Saúde, Ana Pedroso. Marcaram também presença importantes parceiros, como o Instituto Gulbenkian de Ciência, o M.D. Anderson Cancer Center na Universidade de Texas, Instituto Nacional do Cancro do Brasil, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, a International Agency for Research on Cancer, a International Atomic Energy Agency e a African Organization for Research and Training in Cancer.

Pode ver ou rever a sessão aqui.