Histórico de Destaques

DGS reforça compromisso com Segurança do Doente em eventos nacionais

DGS reforça compromisso com Segurança do Doente em eventos nacionais

Procurar soluções inovadoras na área da saúde, através da reflexão de vários especialistas e profissionais de saúde, foram os objetivos de vários eventos nacionais, focados na segurança do doente, em que a Direção-Geral da Saúde (DGS), através da Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade (DPMQ), marcou presença nos dias 14 e 15 de dezembro de 2023.

O VIII Encontro “Histórias da Segurança do Doente”, organizado pelo Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, proporcionou uma visão mais humana e prática dos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde na garantia da segurança do doente, tendo Carla Pereira, Chefe da DPMQ, participado na sessão de encerramento em nome da DGS. 

Em paralelo, Natália Pereira, também da DPMQ, participou do VIII Workshop do Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório, um evento do Centro Hospitalar Universitário de Santo António. Este workshop centrou-se nas práticas seguras em perioperatório, um tema fundamental para a prevenção de erros médicos e complicações cirúrgicas.

O workshop “Dar Voz à Segurança do Doente” no Hospital de Santa Maria Maior – Barcelos, onde foi sublinhada a necessidade de integrar as vozes dos utentes/ doentes e familiares no desenvolvimento de políticas de saúde, contou também com a presença de Natália Pereira, da DPMQ.

Os eventos abordaram, entre outros, a melhoria das práticas cirúrgicas, a importância da inclusão de utentes/doentes/pacientes e familiares nas decisões de saúde, formas eficazes de minimizar riscos e erros, bem como de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, utentes/doentes/pacientes e cuidadores. 

Com a participação de cerca de 400 profissionais, estes eventos contribuíram para a identificação de práticas seguras que promovem e aumentem a qualidade e segurança na prestação de cuidados de saúde. A DGS, através da participação nestes eventos, reafirma o seu compromisso com a evolução constante dos padrões de cuidados de saúde em Portugal.