Histórico de Destaques

DGS reforça cooperação com a OMS Europa na área do Envelhecimento Saudável e Prevenção da Violência

DGS reforça cooperação com a OMS Europa na área do Envelhecimento Saudável e Prevenção da Violência

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recebeu, a 16 de fevereiro de 2023, a visita de Yon Yonjie, técnico da Organização Mundial de Saúde – Região Europeia e especialista na área da gerontologia e prevenção da violência.

Foram realizadas duas reuniões de trabalho com a Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, onde foram discutidas as colaborações e projetos no âmbito do envelhecimento, e com as Coordenações Nacional e Regionais do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, das Administrações Regionais de Saúde do Alentejo e Algarve e Serviço Regional de Saúde dos Açores.

Procurando o reforço da cooperação entre o trabalho da OMS-Europa e a DGS na área do envelhecimento saudável, em alinhamento com a Década para o Envelhecimento Saudável da ONU, foram abordados nesta reunião de trabalho: a criação de uma rede nacional de cidades e comunidades amigas das pessoas idosas; a maximização de esforços para a prevenção dos maus tratos a pessoas idosas; a partilha de experiências de boas práticas no âmbito do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, incluindo a nível regional e local através do trabalho realizado pela Equipa de Prevenção da Violência em Adultos de Reguengos-Mourão – Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central; e o fortalecimento da cooperação em matéria de literacia em saúde e digital.

De acordo com a OMS, uma em cada seis pessoas idosas já experienciou alguma forma de violência nesta fase do ciclo de vida. Intervenções junto de pessoas cuidadoras, apoio financeiro, linhas e respostas específicas para situações de vitimação, formação de profissionais e intervenção por equipas multidisciplinares e cooperação intersetorial, são descritas como estratégias eficazes para a prevenção dos abusos a pessoas idosas.

Portugal é o terceiro país da União Europeia com a população mais envelhecida e onde o índice de envelhecimento tem crescido com maior rapidez nos últimos anos. Esta realidade traz desafios para todos os setores, onde as respostas em rede assumem especial relevância para um envelhecimento saudável.

Saiba mais:

WHO's work on the UN Decade of Healthy Ageing (2021–2030)

WHO’s work on Abuse of older people

Documentação Técnica Violência - SNS