Histórico de Destaques

DGS reforça importância da promoção de relações saudáveis junto das populações mais jovens

DGS reforça importância da promoção de relações saudáveis junto das populações mais jovens

No Dia dos Namorados - 14 de fevereiro -, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, sensibiliza os/as mais jovens e toda a comunidade para a importância da promoção das relações saudáveis e o impacto negativo na saúde de relações desiguais e tóxicas em contextos de namoro.

De acordo com o Estudo Nacional sobre Violência no Namoro 2020, promovido pela UMAR, 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.

Nas intervenções de saúde junto de jovens e famílias, deve ser dada particular relevância à deteção precoce de sinais de risco de violência nas relações amorosas, incluindo a exercida através das redes sociais. A interrupção dos ciclos de violência junto das populações mais jovens afigura-se como uma prioridade na prevenção da violência no namoro, como forma de acautelar a evolução para situações de violência doméstica na conjugalidade, impacto nos futuros papéis parentais e até potenciais situações de homicídio.

Por forma a capacitar os/as adolescentes no reconhecimento de relações saudáveis vs. relações violentas no namoro, incluindo violência física, sexual, psicológica e online, reforça-se a divulgação da infografia #namorosaudavel #namorarsemviolencia, bem como do E-book Emoções, Relações e Complicações.

Para apoio, divulga-se a Rede Nacional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco - Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares, bem como Guia de Recursos na área da Violência Doméstica.

 Mais informações:

Documentação Técnica Violência – SNS