Histórico de Destaques

Dia Internacional do Enfermeiro 2025

Dia Internacional do Enfermeiro 2025

No Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio), a Direção-Geral da Saúde (DGS) associa-se ao Conselho Internacional de Enfermeiros, que em 2025 escolheu o lema "Os nossos Enfermeiros. O nosso Futuro. Cuidar dos enfermeiros fortalece as economias" para assinalar este Dia, destacando e reafirmando a importância de investir na saúde, no bem-estar, nas condições de trabalho e na segurança dos Enfermeiros. 

Esta data reveste-se de particular significado, sublinhando a relevância do seu trabalho, de forma a garantir que possam verdadeiramente continuar a prestar Cuidados de Enfermagem com qualidade, importantes e valiosos, promovendo inquestionavelmente a segurança do cidadão, os resultados de saúde da população e o desenvolvimento económico.

Os Enfermeiros representam 61,8% dos profissionais de saúde em exercício na Região Europeia da OMS. 89% dos Enfermeiros são mulheres. 18% dos Enfermeiros tem 55 anos ou mais, e 6 dos 36 países que relatam dados à OMS Europa têm uma força de trabalho na qual mais de 30% dos Enfermeiros já têm 55 anos ou mais, pelo que é fundamental que sejam protegidos de forma a garantir que possam continuar a prestar Cuidados de Enfermagem com qualidade, importantes e valiosos.

O trabalho dos enfermeiros promove, inquestionavelmente, a segurança dos cidadãos, os resultados de saúde da população e o desenvolvimento económico. Este trabalho é reconhecido pela DGS, com a designação da função de Chief Nursing Officer, a 25 de novembro de 2024, que, entre outras competências, deve fornecer ao Diretor-Geral da Saúde e ao membro do Governo responsável pela área da saúde aconselhamento e orientação na área de enfermagem, maximizando a contribuição desta classe profissional para o desenvolvimento, implementação e avaliação das políticas de saúde.

O Chief Nursing Officer é ainda o ponto focal para a Ação de Enfermagem da Organização Mundial de Saúde (OMS), projeto liderado pelo Gabinete Regional da OMS para a Europa, desenvolvida em 15 países europeus onde se inclui Portugal. Este Ação decorrerá entre 2025 e 2027 e tem como foco estratégico fortalecer dados, diálogo e análise de modo a impulsionar estratégias de Retenção e Recrutamento de Enfermeiros baseadas em evidências.