Histórico de Destaques

Dia Mundial da Saúde Oral assinalado em Coimbra pela DGS

Dia Mundial da Saúde Oral assinalado em Coimbra pela DGS

No Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março), a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, destacou os ganhos conseguidos no último ano, frisando que “2023 trouxe mais prevenção e menos tratamento: mais de 70% dos tratamentos realizados através de cheques dentista foram tratamentos preventivos”.

Em Coimbra, num evento onde se abordou o futuro da saúde oral, coorganizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Ordem dos Médicos Dentistas e pela Câmara Muncicipal de Coimbra, Rita Sá Machado sublinhou o trabalho relevante que “milhares de profissionais em todo o país desempenham em prol da saúde oral – equipas de saúde pública, cuidado de saúde primários e hospitalares, setor privado, setor social, entre muitos mais”.

Nos últimos seis anos a taxa de tratamentos preventivos aumentou 10%. A Diretora-Geral da Saúde referiu que “esta é uma tendência que a DGS, através do seu Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), e todos os nossos parceiros, têm de impulsionar: Mais prevenção!”.

Em 2023, o PNPSO emitiu 635 260 cheques dentista, abrangendo 428 353 utentes. A taxa de utilização foi de 68%. Rita Sá Machado explicou que “temos de atingir o objetivo proposto de uma taxa de utilização de 75%”.

Neste âmbito, o "IV Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais" vai fazer um diagnóstico da saúde oral em Portugal, retratando a situação ao nível dos cuidados, nível de literacia em saúde oral da população portuguesa e qual a utilização dos serviços públicos de saúde oral. “O estudo vai permitir atualizar o diagnostico e apoiar o planeamento e a implementação de novas políticas e ações que permitam alcançar ganhos em saúde oral da população”, destacou a Diretora-Geral da Saúde.

O evento contou com a intervenção de vários especialistas na área da saúde oral, tendo sido também apresentada a “Declaração de Princípios do Dia Mundial da Saúde Oral”, que congrega um conjunto de recomendações e compromissos para melhorar os resultados em saúde oral em Portugal e na Europa.

O “SOBE +, Projeto Escovar na Escola” foi igualmente divulgado, através da partilha da experiência e testemunho das crianças e professoras das escolas a nível nacional, e anunciada a melhor “Boa Práticas em Saúde Oral Pública”, dirigida a profissionais de saúde que desenvolvem as suas atividades em Saúde Oral Pública/ Comunitária.