Histórico de Destaques

Dia Mundial da SIDA 2022

Dia Mundial da SIDA 2022

No dia 1 de dezembro assinala-se o Dia Mundial da Sida, sob o tema Equidade Já!

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH (PNISTVIH), assinala esta data em colaboração com outros organismos do Ministério da Saúde e as cidades signatárias da Declaração de Paris – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia de VIH.

O tema deste ano, “Equidade Já”, é um convite para que todos coloquem em prática as ações efetivas necessárias para combater as desigualdades e, assim, contribuir para acabar com a SIDA enquanto ameaça de saúde pública. Procura-se igualmente alertar para os desafios crescentes que enfrentamos globalmente.

O PNISTVIH reforça a importância de garantir o cumprimento dos direitos e a eliminação das desigualdades de acesso a cuidados de saúde de qualidade. Só assim se asseguram os melhores resultados em saúde e o bem-estar das pessoas infetadas ou afetadas pelo VIH.

A DGS e o PNISTVIH, tal como em anos anteriores, convidaram as 10 cidades na via rápida para acabar com a epidemia de VIH, a assinalar o Dia Mundial da Sida através da iluminação com cor vermelha, de um edifício das suas cidades. A ação decorrerá em horário noturno, durante o período alargado de 30 de novembro a 2 de dezembro (duas noites), com a devida divulgação pela comunicação social, a nível local e nacional.

Simbolicamente, ao iluminar os seus edifícios com cor vermelha, o Ministério da Saúde, a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e os Municípios assinalam o compromisso de reforçar todos os esforços para a eliminação das desigualdades, com vista ao cumprimento das metas estabelecidas pela ONUSIDA. 

Seis cidades aceitaram o repto e nas duas noites, de 30 de novembro para 1 de dezembro, e 1 de dezembro para 2 de dezembro, irão ser iluminados de vermelho (enquadrada nas diretrizes da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro) os seguintes edifícios:

Almada – Elevador Panorâmico

Amadora – Edifício dos Paços do Concelho e Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Cascais – Museu Conde Castro Guimarães

Odivelas – Fachada do Cruzeiro

Oeiras – Edifício dos Paços do Concelho

Porto – Edifício do Palacete Viscondes Balsemão e Edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto

Sintra – Castelo dos Mouros

Porto - Colocação de faixas alusivas à efeméride na fachada da Reitoria da Universidade do Porto, da sede da ARS Norte e da Biblioteca Municipal Pública do Porto