Histórico de Destaques

Dia Mundial da Tuberculose | Nós somos as nossas memórias e as nossas circunstâncias ...

Dia Mundial da Tuberculose | Nós somos as nossas memórias e as nossas circunstâncias ...

Em 24 de Março de 1882, o médico e bacteriologista Heinrich Hermann Robert Koch, Conselheiro do Departamento Imperial de Saúde Pública, anunciava na Sociedade de Fisiologia de Berlim a sua descoberta do bacilo causador da tuberculose. 

Ia travar-se desde então uma luta da medicina pessoa a pessoa, rua a rua, em cada esquina, em cada cidade, em cada país, em prol das vítimas da tuberculose. 

E para que a memória não se apague, nem se esqueça o ideal que conforta e mobiliza, em 1982, a Organização Mundial de Saúde, no centenário do anúncio da descoberta de Robert Koch, homenageou o médico, o cientista e o investigador definindo e elegendo o mesmo dia 24 de Março como o Dia Mundial da Tuberculose

Mas não basta o ideal que conforta e mobiliza nesta luta contra um inimigo que não tem classe social, não distingue rico nem pobre, não tem pátria nem côr, mas tem gastos cada vez mais elevados e difíceis de custear. 

E por isso é necessário e urgente inscrever na agenda política e financeira dos governos e dos organismos internacionais, e na consciência cívica e na generosidade dos cidadãos, o custo desta luta sem quartel em que o inimigo é um bacilo, as vítimas os doentes e os exércitos todos quantos praticam a medicina e a enfermagem na especialidade e na área da pneumologia, aqui abrangendo também toda a área dos exames complementares de diagnóstico e das acções de profilaxia. 

E para que a memória da luta contra a tuberculose não se apague, merece aqui e neste dia o nosso testemunho e a nossa homenagem ao Presidente Jorge Sampaio que desde 2006 esteve na linha da frente a nível internacional empenhado nesta causa e nesta luta enquanto Alto Comissário da Organização das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose. 

Honrou-nos a todos com o seu exemplo e com o seu empenho e de todos merece neste dia um lugar especial nas nossas memórias e nas circunstâncias em que nos empenhamos pela causa dos doentes e da saúde. 

Mudaram-se os tempos, as abordagens e as terapéuticas ...

Mas não mudaram as dificuldades no combate, nem os custos nem  as dificuldades no financiamento das despesas cada vez maiores para enfrentar e debelar a tuberculose.

Por isso lembramos aqui as palavras do Presidente Jorge Sampaio nas suas intervenções enquanto Alto Comissário da Organização das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose:

  • “... as pessoas estão doentes mas não sabem, e não só não se tratam como contaminam outros ...”
  • “... estamos em presença de uma doença curável, mas é preciso agir depressa ...”
  • “... as doenças como a tuberculose têm um efeito sócio-económico devastador, minando a sustentabilidade do desenvolvimento a longo prazo ...”
  • “ ...não será menos dispendioso quebrar este círculo vicioso do que alimentá-lo com mais mortes, mais pessoas doentes e mais pobreza? Ignorar os problemas não será tornar a solução futura ainda mais dispendiosa e improvável?”
  • “... se falharmos neste domínio, as doenças surgem, e a capacidade económica e social dos Estados agrava-se ...”

Para que as gerações vindouras conheçam as memórias das nossas lutas e as circunstâncias em que as travámos, movidos apenas pelo ideal que conforta e mobiliza, plantando nos doentes a esperança de mais saúde e menos doença ...

Maria da Conceição Gomes
Médica e amiga

António Soares de Oliveira
Advogado e amigo