Histórico de Destaques

Dia Mundial das Hepatites: DGS iluminou edifício

Dia Mundial das Hepatites: DGS iluminou edifício

A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinalou o Dia Mundial das Hepatites (28 de julho), iluminando o seu edifício em Lisboa a cor amarela, reafirmando assim o seu compromisso na luta contra as Hepatites Virais e estigma associado, reforçando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento, de modo a atingir as metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.

O Dia Mundial das Hepatites é assinalado todos os com o objetivo de consciencializar a comunidade mundial sobre as Hepatites, destacando a necessidade de uma resposta global, que envolva as pessoas e as comunidades, parceiros e entidades públicas internacionais. 

Esta iniciativa, que constitui uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento, é assinalado no dia de aniversário do Dr. Baruch Blumberg, vencedor do Prémio Nobel da Medicina pela descoberta do vírus da hepatite B, e posterior desenvolvimento do teste diagnóstico e vacina para o vírus. 

Em 2024, sob o tema “É tempo de ação!” da World Hepatitis Aliance, a comemoração deste Dia é um convite para que a população seja alertada para o problema das hepatites e tem como objetivo unir a comunidade global para a tomada de decisão e implementação de ações efetivas e necessárias que priorizem a eliminação das hepatites.

Outros municípios juntaram-se, igualmente, à iniciativa os municípios de Lisboa, Almada, Amadora (Edifício dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos), Cascais (Edifício do Paços do Concelho), Odivelas (Monumento Cruzeiro) e Sintra (Castelo dos Mouros).