Histórico de Destaques
Dia Mundial de Combate à Pólio: um objetivo global cada vez mais próximo

Assinala-se a 24 de outubro o Dia Mundial de Combate à Pólio, uma data que relembra uma das maiores conquistas da saúde pública e a importância de manter o compromisso global com a erradicação desta doença.
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, prevenível através da vacinação, que pode causar paralisia permanente e, em alguns casos, morte. Graças à vacinação, Portugal eliminou a doença há várias décadas e integra, desde 2002, a Região Europeia da Organização Mundial da Saúde certificada como livre de poliomielite.
Em Portugal, a vacinação contra a poliomielite integra o Programa Nacional de Vacinação (PNV) e é recomendada para todas as crianças. O esquema vacinal atualmente em vigor inclui a administração de vacinas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforços aos 18 meses e aos 5 anos. A informação detalhada sobre a vacinação contra a poliomielite, incluindo recomendações e enquadramento técnico-científico, encontra-se disponível no Livro Azul de Vacinas, publicado pela Direção-Geral da Saúde.
A nível mundial, os progressos alcançados são notáveis. Desde o lançamento da Global Polio Eradication Initiative, em 1988, os casos de poliomielite provocados pelo poliovírus selvagem diminuíram mais de 99%, tendo sido evitados milhões de casos de paralisia em crianças. Atualmente, a transmissão endémica do vírus persiste apenas no Afeganistão e no Paquistão, aproximando o mundo de um objetivo histórico: a erradicação global da poliomielite.
A manutenção de elevadas coberturas vacinais continua a ser fundamental para proteger as populações e prevenir a reintrodução da doença. A vacinação constitui uma das medidas de saúde pública mais eficazes de sempre e continua a ser essencial para garantir que a poliomielite permaneça uma doença do passado.
Neste Dia Mundial de Combate à Pólio, a Direção-Geral da Saúde associa-se ao reconhecimento do trabalho desenvolvido por profissionais de saúde, investigadores, organizações internacionais, governos, comunidades e voluntários que, ao longo de décadas, têm contribuído para aproximar o mundo da erradicação definitiva desta doença.
Para mais informações, consulte o sítio eletrónico da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente o Livro Azul das Vacinas.
