Histórico de Destaques

Dia Mundial de Combate à Poliomielite – Portugal sem casos de doença desde 1986

Dia Mundial de Combate à Poliomielite – Portugal sem casos de doença desde 1986

Em 2022 comemoram-se 20 anos desde a eliminação da poliomielite na Europa. No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a Direção-Geral da Saúde recorda que Portugal é pioneiro no combate a esta doença e apresenta coberturas vacinais de 99% na população com 12 meses de idade. O último caso de poliomielite em Portugal, com paralisia por vírus selvagem, verificou-se em 1986.


A poliomielite é uma doença altamente infeciosa, que afeta principalmente crianças com idade inferior a 5 anos. O vírus que origina esta doença é principalmente transmitido através das fezes ou por via respiratória, podendo originar paralisia ou mesmo a morte. Apesar de não ter cura, trata-se de uma doença que pode ser evitada pela vacinação.


A vacinação é a melhor medida preventiva para reduzir o risco de circulação do vírus da poliomielite a nível mundial e a única que permite erradicar a doença do planeta.

Portugal é um país Polio Free, graças à vacinação. O último caso de poliomielite, com paralisia por vírus selvagem, registado em Portugal verificou-se em 1986. A doença foi considerada oficialmente eliminada na Europa desde 2002, por Certificação Europeia concedida pela Organização Mundial da Saúde.

A eliminação desta doença em Portugal, foi alcançada através de uma campanha de vacinação decorrida em 1965-1966 e pela aplicação, com elevadas coberturas vacinais, do Programa Nacional de Vacinação (PNV), de forma sustentada, desde há décadas.

Em 2021, a cobertura vacinal com três doses da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) em crianças com 12 meses de idade foi de 99%, valor que se tem mantido ao longo dos anos.

A Comissão para a Certificação da Erradicação da Poliomielite da Região Europeia, da OMS, após a análise dos dados relativos ao ano de 2021, classificou Portugal, mantendo o mesmo como país com baixo risco de circulação do vírus em situação de eventual situação de importação de casos.

A OMS continua a considerar a poliomielite como uma ameaça para a saúde pública a nível internacional. Para ser mantida a eliminação da poliomielite, e o baixo risco de circulação do vírus em Portugal, é essencial manter elevadas coberturas vacinais.

A erradicação da poliomielite a nível global deve continuar a contar com a contribuição de todos.

Obrigado a todos a todos os que mantêm o sucesso da vacinação em Portugal. 

Faça a sua parte, vacine as suas crianças. A vacinação salva vidas!