Histórico de Destaques

Dia Mundial do Coração - 29 de setembro

Dia Mundial do Coração - 29 de setembro

No Dia Mundial do Coração, que se assinala hoje, dia 29 de setembro, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, recorda a importância de prevenir a Doença Cardíaca Isquémica.

A doença ocorre quando as artérias coronárias deixam de cumprir a sua função, ou seja, irrigar o músculo cardíaco, podendo no limite provocar a necrose (morte) de uma parte do músculo cardíaco, situação mais conhecida por Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).

Existem vários objetivos relacionados com a literacia em saúde nesta área: contribuir para melhorar a identificação dos sintomas de Enfarte Agudo do Miocárdio – EAM; alertar para a necessidade de ligar para o 112 mais rapidamente, e de forma mais assertiva, e contribuir para que o tempo entre o início sintomas e o tratamento adequado seja menor.

Por este motivo, não esqueça:

Se surgirem sintomas de Ataque cardíaco não aguarde. O tempo é crucial para vidas. Cada segundo conta. 

Atrasar o diagnóstico e o tratamento significa aumentar o risco de complicações ou mesma de morte. 

Durante um ataque cardíaco, o tempo ideal para receber tratamento e obter o melhor desfecho é inferior a 90m.

Esteja atento aos Sintomas de EAM / Ataque Cardíaco

1. Dor no peito. 

2. Sensação de desconforto.

3. Transpiração.

4. Sensação de peso nos membros superiores ou no pescoço.

5. Náusea.

Se tiver estes sintomas ou estiver na presença de uma pessoa que os tenha: 

- Chame de imediato o 112.

- Nunca se desloque por meios próprios. 

Em Portugal continua a chamar-se o INEM com pouca frequência perante as situações agudas já referidas, acionando-se menos vezes as vias verdes e fora da janela de tempo adequada.

O contacto com o 112 permitirá ativar a Via Verde Coronária, que garante um acesso rápido ao tratamento das situações agudas. Assenta numa rede de laboratórios de hemodinâmica onde se realiza a angioplastia - que é uma intervenção que desbloqueia a artéria obstruída, reduz dor e sintomas e salva vidas! – e que está dispersa em Portugal Continental, com equipas de profissionais de saúde muito diferenciados.

O acesso à Via Verde Coronária deverá ser feito através de uma chamada para o Número Telefónico de Emergência (112) que encaminhará a chamada para o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgente) do INEM.

O INEM é uma peça chave na Via Verde Coronária, porque se interliga com o hospital que recebe o doente, evitando que fique retido nas Urgências à espera de triagem.

Por último, importa recordar que as pessoas com Doença Cardiovascular Crónica devem fazer sempre o controlo de rotina com o seu médico assistente e ter em atenção o cumprimento rigoroso de toda a medicação prescrita. Os níveis de colesterol, diabetes, hipertensão arterial, a obesidade e o sedentarismo e o consumo de tabaco são fatores de risco a controlar.