Histórico de Destaques
Dia Mundial do Doente: a DGS e a certificação em Saúde

No Dia Mundial do Doente, que se assinala a 11 de fevereiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) reforça a necessidade de cuidados de saúde centrados no doente, com os mais elevados padrões de segurança, qualidade e acessibilidade. A certificação de unidades de saúde é um garante da eficácia para atingir estes padrões.
O Modelo de Certificação do Ministério da Saúde/ ACSA - Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía tem sido amplamente implementado em Portugal, refletindo o compromisso das instituições de saúde com a qualidade e a segurança dos cuidados prestados.
A DGS conta com mais de 80 auditores externos, o que revela, também, o compromisso das Unidades com a qualidade, eficácia e eficiência dos cuidados prestados.
Estão inscritos mais de dez mil utilizadores na plataforma informática @Qredita, onde se registam os parâmetros de qualidade. Além destes, existem outros profissionais empenhados e dedicados em promover e disseminar as boas práticas que garantem os cuidados seguros.
A DGS foi acreditada pelo IPAC – Instituto Português da Qualidade em fevereiro de 2022, o que lhe permite certificar as unidades de saúde portuguesas com o Modelo de Certificação do Ministério da Saúde.
Garantir que os serviços de saúde cumpram os padrões de certificação estabelecidos não é apenas um requisito regulamentar. É, também, um compromisso para fornecer serviços clínicos de qualidade, seguros e centrados no doente.
Os dirigentes, os prestadores de cuidados de saúde e os doentes, devem defender a melhoria contínua dos cuidados de saúde através da certificação, promovendo um mundo onde cada doente receba os cuidados de que necessita.
Desde 2009 contabilizam-se 855 projetos de certificação, com uma taxa de sucesso de 89%.
