Histórico de Destaques

Dia Mundial sem Tabaco - Comprometa-se a parar de fumar

Dia Mundial sem Tabaco - Comprometa-se a parar de fumar

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, associa-se à celebração do Dia Mundial Sem Tabaco, que este ano tem como lema “Comprometa-se a parar de fumar”. Este Dia é promovido anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como objetivo chamar a atenção para os riscos do tabaco. Por outro lado, visa mobilizar decisores e sociedade civil para a adoção de medidas eficazes tendentes à eliminação do seu consumo. 

Os produtos do tabaco matam todos os anos cerca de 8 milhões de pessoas, das quais 1,2 milhões por exposição ao fumo passivo. Em Portugal, estima-se que o tabaco contribua para cerca de 11% do total de mortes registadas anualmente, o que se traduziu, em 2019, pela perda de mais de 13 000 pessoas. 

Fumar é um fator determinante das principais doenças não transmissíveis - cancro doenças cérebro-cardiovasculares, doenças respiratórias crónicas e diabetes mellitus tipo 2. Fumar diminui a imunidade e contribui para a morte por infeções respiratórias e por tuberculose. Fumar é prejudicial para a saúde sexual e reprodutiva. Fumar contribui para a perda de visão por degenerescência macular. Fumar envelhece precocemente e provoca morte prematura. A cadeia produtiva, de distribuição e de consumo do tabaco tem um forte impacto ambiental. O tabaco contribui para agravar a pobreza e as iniquidades em saúde. 

Parar de fumar tem sempre benefícios, imediatos e a longo prazo, em ambos os sexos, em todas as idades, em indivíduos com ou sem doenças relacionadas com o tabaco.

A promoção da cessação tabágica é uma das medidas preconizadas na Convenção-Quadro para o Controlo do Tabaco da OMS. Esta deverá ser alvo de um forte investimento governamental, de forma a garantir que toda a população tenha acesso a aconselhamento breve e consultas de apoio intensivo, terapêutica de substituição da nicotina, linhas telefónicas, aplicações digitais e outras ferramentas virtuais, que comprovadamente ajudam as pessoas a parar de fumar.

Segundo a OMS, só 30% dos 780 milhões de pessoas que querem parar de fumar, têm à sua disposição ferramentas e recursos que aumentam o sucesso das tentativas.

Perante este desafio, a campanha “Comprometa-se a parar de fumar” da OMS tem como principais objetivos:

  • Defender a adoção de políticas de incentivo à cessação tabágica.
  • Incentivar as intervenções breves e promover uma maior acessibilidade às consultas de cessação tabágica.
  • Aumentar a consciencialização sobre as táticas utilizadas pela indústria do tabaco para continuar a promover o consumo, em detrimento da cessação.
  • Reforçar a capacitação das pessoas fumadoras para deixarem de fumar.


A OMS apela a todos os decisores políticos que reconheçam a importância da promoção da Cessação Tabágica e a necessidade da criação de mais apoios e oportunidades para quem quer deixar de fumar!

Leia mais em: