Histórico de Destaques

Direção-Geral da Saúde conclui suporte normativo para a COVID-19

Direção-Geral da Saúde conclui suporte normativo para a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) concluiu o suporte normativo para a abordagem clínica da COVID-19 com a publicação da Norma 005/2022 sobre a Terapêutica Farmacológica para a doença. Válter Fonseca, Diretor do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da DGS, faz um balanço deste percurso, marcado por uma atividade científica concertada e sem precedentes, a nível global, num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias. 

O Diretor do DQS e Coordenador da Comissão Técnica de Vacinação para a COVID-19 lembra que “quando em dezembro de 2019 foi identificada a infeção por SARS-CoV-2, a procura nos tratados e nas guidelines internacionais não mostrava nada mais do que um vazio”. A Direção-Geral da Saúde, através do DQS, foi preenchendo este vazio com a publicação e atualização de Normas.  

De 23 de março de 2020, data da publicação da Norma que define a doença e a abordagem do doente, a 30 de maio de 2022, data da publicação da Norma que define as principais linhas orientadoras do tratamento com medicamentos antivirais, a DGS foi completando um ciclo de conhecimento – agora concluído.  

Válter Fonseca considera que os processos de elaboração de uma Norma “foram profundamente desafiados pela pandemia, desde logo pelas velocidades diferentes dos tempos da ação e dos tempos da ciência” e acrescenta que “desta vivência surgiram visões, soluções e métodos inovadores que devem constituir um legado”. 

Leia o artigo aqui