Histórico de Destaques

Direção-Geral da Saúde lança relatório semanal da vacinação contra a COVID19

Direção-Geral da Saúde lança relatório semanal da vacinação contra a COVID19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lança esta terça-feira, dia 16 de fevereiro, o primeiro relatório de monitorização da vacinação contra a COVID-19 em Portugal Continental, produzido em articulação com a task-force da vacinação e em colaboração com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Este boletim, que terá como fontes o sistema VACINAS (da DGS) e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), será publicado todas as terças-feiras, com dados referentes à semana anterior (de segunda-feira às 00h00 a domingo às 23h59). Entre os dados apresentados, destacam-se, por exemplo, o número de pessoas vacinadas com a primeira dose e as pessoas com vacinação completa, bem como a cobertura vacinal (em %) na população residente em Portugal Continental (com base nos dados de 2019 do Instituto Nacional de Estatística). 

Em ambos os indicadores, são fornecidos os dados cumulativos e a variação em relação à semana anterior. O relatório contempla também o total de pessoas vacinadas com uma dose e com a vacinação completa, por grupo etário, bem como a cobertura vacinal dentro de cada faixa etária. Ainda na primeira página, é possível encontrar a quantidade de doses recebidas e as doses distribuídas até ao final do período em análise. Adicionalmente, são apresentados os números de doses administradas e a cobertura vacinal na população residente (%) por região de Saúde. O relatório de monitorização da vacinação em Portugal Continental ficará disponível no microsite https://covid19.min-saude.pt/relatorio-de-vacinacao/, assim como o dataset que lhe dá origem, respondendo, assim, às necessidades identificadas por diversos grupos, entre eles a academia e os órgãos de comunicação social. Com a partilha destes dados pretende-se reforçar a transparência da campanha de vacinação e das suas várias fases.

Além da publicação no microsite, o relatório será enviado à imprensa, à semelhança do que acontece com o relatório de situação da COVID-19.