Histórico de Destaques

Diretora-Geral da Saúde marca presença na 1.ª Conferência Internacional sobre a Doença Falciforme

Diretora-Geral da Saúde marca presença na 1.ª Conferência Internacional sobre a Doença Falciforme

No Dia Internacional da Anemia Falciforme, assinalado a 19 de junho, a Direção-Geral da Saúde (DGS) associou-se à efeméride tendo marcado presença na 1.ª Conferência Internacional sobre a doença.

Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde, fez parte do Painel “Lições e Compromissos para o futuro”, onde se destacou a importância de falar da Anemia Falciforme, não só pela melhoria da qualidade de vida dos indivíduos afetados, mas também pela promoção da equidade na Saúde global.

O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH – DrepaComunidade), pela Associação Lusófona de Especialistas para a Doença Falciforme (ALUA), pelo St. Jude Children’s Research Hospital e pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), teve como objetivos aumentar a consciencialização, compartilhar estratégias e dificuldades, e fortalecer a cooperação lusófona no âmbito desta doença.

A conferência reuniu especialistas e representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos Ministérios da Saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), além do Brasil e Portugal.