Histórico de Destaques

Diretora-Geral da Saúde participou na sessão “Os novos desafios da Saúde Pública” na ENSP-UNL

Diretora-Geral da Saúde participou na sessão “Os novos desafios da Saúde Pública” na ENSP-UNL

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, esteve hoje presente na sessão “Os novos desafios da Saúde Pública”, que decorreu na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL), no âmbito do encerramento da unidade curricular Fundamentos de Saúde Pública, do 53.º Curso de Especialização em Administração Hospitalar.

No início da sessão, a Diretora-Geral da Saúde reviu alguns momentos-chave da pandemia COVID-19. Entre as lições aprendidas com a mais recente pandemia está a necessidade de se “avaliar a pertinência, a adequação dos processos e o impacto na saúde, economia e sociedade”, disse Graça Freitas.

Destacando os novos desafios da Saúde Pública, que qualificou de “múltiplos, identificados, conhecidos e projetados”, a Diretora-Geral da Saúde sublinhou que “o principal desafio para os próximos anos é potenciar a combinação mais eficiente dos diversos intervenientes de medidas de promoção e proteção da saúde, prevenção e tratamento da doença”. A “combinação no melhor uso dos recursos em benefício da melhoria da saúde e bem-estar, e no prolongamento da vida saudável” foi, também, realçada como um dos desafios, juntamente com o agravamento das desigualdades, a interação sindémica, a comunicação e a crise de valores e confiança.

Lembrando que “ainda estamos em pandemia”, Graça Freitas sustentou que as “doenças infecciosas pairam sobre a nossa cabeça e, por maior que seja o engenho e a arte do ser humano, todos estes micro-organismos já cá estavam antes de nós e vão continuar para além de nós”.

Sobre os pré-requisitos para o desenvolvimento da Saúde Pública - ética, cultura democrática, direitos humanos, cooperação e inovação, entre outros -, a Diretora-Geral da Saúde acrescentou a “curiosidade” e “ambição” como sendo essenciais.

O vídeo da sessão encontra-se disponível aqui: