Histórico de Destaques

Encontro Regional de Saúde Pública do Norte 2026 dedicado aos desafios emergentes da saúde das populações

Encontro Regional de Saúde Pública do Norte 2026 dedicado aos desafios emergentes da saúde

Dirigentes e profissionais das Unidades de Saúde Pública da Região Norte e da Delegação Regional de Saúde do Norte da Direção-Geral da Saúde (DGS) reuniram-se em Braga, para um momento de reflexão, partilha de experiências e discussão técnica sobre os principais desafios atuais da Saúde Pública.

Organizado pela Delegação Regional de Saúde do Norte da DGS, em parceria com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, o encontro decorreu nos dias 2 e 3 de julho de 2026 e contou com a participação de especialistas de diferentes áreas de intervenção, promovendo o debate sobre temas prioritários para a Saúde Pública e reforçando a importância da capacitação dos profissionais, da colaboração interinstitucional e da preparação para responder aos desafios emergentes que impactam a saúde das populações.

Ao longo de dois dias, foram abordados temas estratégicos para a Saúde Pública, incluindo os novos riscos em saúde ambiental, a resposta a emergências e catástrofes, a saúde global e os determinantes sociais da saúde, a vigilância epidemiológica, o planeamento em saúde e a comunicação em Saúde Pública. 

O programa incluiu ainda a apresentação de experiências em diferentes territórios, promovendo a partilha de conhecimento e o reforço da articulação entre os diversos intervenientes do sistema de saúde e entidades parceiras.