Histórico de Destaques

Época 2025/2026 do Diabetes em Movimento chega a 60 municípios portugueses

Época 2025/2026 do Diabetes em Movimento chega a 60 municípios portugueses

A época 2025/2026 do programa Diabetes em Movimento da Direção-Geral da Saúde (DGS) teve início no dia 1 de outubro de 2025, envolvendo 60 municípios de todo o país, incluindo pela primeira vez as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O Diabetes em Movimento é um programa comunitário de exercício físico destinado a pessoas com diabetes tipo 2, desenvolvido sob coordenação DGS, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes,  sendo implementado em ciclos de nove meses (outubro a junho), com três sessões semanais de exercício físico (às segundas, quartas e sextas-feiras), com 90 minutos de duração, e sessões de educação para a saúde, para promover estilos de vida mais ativos e saudáveis.

Realizadas em grupo, as sessões decorrem num pavilhão desportivo, e conduzidas por profissionais de exercício físico e enfermeiros. São utilizadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade, desenvolvidas com recursos materiais mínimos e de baixo custo, garantindo a sustentabilidade e acessibilidade do programa em diferentes contextos locais.

As sessões de educação para a saúde complementam a intervenção, abordando temas fundamentais para a prevenção das complicações associadas à diabetes e para a melhoria do controlo da doença.

A participação é gratuita, mediante referenciação pelas Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde, pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira e pelo Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores, nas áreas geográficas abrangidas.

Nesta nova edição, o programa está ativo nos seguintes municípios: Alfândega da Fé, Alijó, Almada, Amarante, Angra do Heroísmo, Armamar, Arouca, Baião, Barcelos, Beja, Braga, Castelo de Paiva, Coimbra, Covilhã, Esposende, Estarreja, Felgueiras, Figueira de Castelo Rodrigo, Funchal, Gouveia, Horta, Lagos, Lamego, Lousada, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Moimenta da Beira, Murça, Odivelas, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Ponta Delgada, Portalegre, Portimão, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Praia da Vitória, Rio Maior, Santo Tirso, São João da Pesqueira, Seia, Sines, Soure, Tabuaço, Tarouca, Tavira, Tondela, Trofa, Vale de Cambra, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Vila Real de Santo António.

O Diabetes em Movimento é um exemplo de cooperação interinstitucional, numa colaboração com autarquias, unidades de saúde, instituições de ensino superior e outras entidades locais, contribuindo para uma resposta integrada e sustentável na promoção da saúde da população com diabetes tipo 2.

Para mais informações sobre o programa e condições de participação, contacte a sua Unidade de Saúde.