Histórico de Destaques

Equipas de saúde pública vão ser reforçadas

Equipas de saúde pública vão ser reforçadas

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou esta sexta-feira que as equipas de saúde pública vão ser reforçadas, contando com a ajuda dos estudantes de enfermagem que se encontram nos últimos anos do curso. 

“Neste momento existe uma enorme pressão sobre os serviços de saúde pública. Estamos com muitos casos e a investigação epidemiológica implica que a partir de cada caso identificado se vá à procura dos seus contactos”, explicou, em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19. 

Destacando que “para cada doente é preciso uma investigação epidemiológica muito apurada”, a especialista em saúde pública revelou que “está a ser feito um reforço das equipas de saúde pública”. 

Esse reforço será feito em articulação com as escolas de enfermagem, para que “os alunos dos últimos anos, acompanhados dos seus professores, possam fazer estágios junto das unidades de saúde pública, recebendo treino” e contando com a supervisão da autoridade de saúde. 

“Há uma grande pressão, mas estamos a tomar medidas para reforçar as equipas de saúde pública com mais gente e mais capacidade de fazer inquéritos [epidemiológicos] e mais rapidamente”, acrescentou.