Histórico de Destaques

Esclarecimento Prévio à Divulgação de dados por parte do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC)

Esclarecimento Prévio à Divulgação de dados por parte do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de D

Esclarecimento Prévio à Divulgação de dados por parte do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) relativos à área da Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.

No seguimento da sua atividade no que respeita à área de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, a Direção-Geral da Saúde, com vista a promover a mais correta informação relativamente às prevalências de infeção em hospitais de agudos e em unidades de cuidados continuados, esclarece:

Dia 15 de novembro serão divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) os resultados Europeus no que respeita aos últimos Estudos de Prevalência de Infeções, Consumos de Antibióticos e Resistência a estes, quer em hospitais de agudos, quer em unidades de cuidados continuados integrados, havendo uma reunião para a sua apresentação em Bruxelas. Portugal estará representado nesta reunião pelo Sr. Subdiretor-Geral da Saúde, Dr. Diogo Cruz.

Urge salientar a toda a comunicação social que os dados que o ECDC irá divulgar apenas têm em consideração uma subamostra dos hospitais/UCCI portugueses, por imperativos de metodologia estatística, nunca devendo ser comparados os dados de Portugal com os restantes países da UE/EEE, uma vez que estes não estarão padronizados pelas diferenças existentes a nível dos vários sistemas de saúde europeus.

Assim, a Direção-Geral da Saúde reitera que os Resultados Portugueses relacionados com a atividade do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos, onde se incluem os resultados dos já citados Estudos de Prevalência serão apresentados publicamente no dia 19 de novembro, no Auditório Tomé Pires, Infarmed, IP.

Salienta-se que os dados a apresentar no próximo dia 19 evidenciarão a evolução ocorrida no nosso país nos últimos anos, sem recorrer a subamostras, promovendo assim uma maior transparência na divulgação de dados.