Histórico de Destaques

Estudo PaRIS: Envio de cartas no âmbito do inquérito principal a utentes

Estudo PaRIS: Envio de cartas no âmbito do inquérito principal a utentes

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apela à participação dos utentes e dos prestadores de cuidados de saúde primários, informando que serão enviadas cartas aos utentes no âmbito do Projeto PaRIS - Estudo Internacional sobre os Resultados e Experiências dos Utentes com os Serviços de Saúde.

Coordenado pela DGS e desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o PaRIS é um estudo realizado a nível internacional e irá permitir a comparação de diferentes sistemas de saúde. Para tal, uma amostra de profissionais de saúde e de utentes foi convidada a participar através de uma seleção aleatória de todos os utentes com mais de 45 anos que tiveram contacto com o centro de saúde/a unidade de saúde nos últimos seis meses.

O inquérito, disponibilizado aos utentes através de sms e/ou carta, é constituído por perguntas relativas à experiência vivenciada no contacto com o centro de saúde e os resultados mais valorizados pelos utentes, sendo confidencial e anónimo.

Em agosto de 2023, foram convidados a participar neste estudo 150 prestadores de cuidados de saúde primários, selecionados aleatoriamente, resultando na receção de 79 respostas, o que corresponde a uma taxa de resposta superior a 50%.

Quanto aos utentes, foram convidados a participar neste estudo cerca de 104.000 utentes, tendo sido obtidas cerca de 7.200 respostas completas ao inquérito lançado através de envio de sms. A taxa de resposta é, atualmente, de 7%.

A DGS vem reforçar que, no caso de receber o convite através de carta, basta digitar o endereço do site que consta na carta, na barra de endereços, na parte superior do seu navegador de internet.

O prazo para preenchimento do inquérito termina a 31 de outubro de 2023. 

Até ao final do ano 2023 será elaborado um relatório preliminar, e em janeiro de 2024 decorrerá uma reunião internacional para partilha e divulgação destes dados.

Os resultados deste estudo serão publicados no site da DGS no segundo semestre de 2024.

Iniciativa da OCDE, o PaRIS pretende monitorizar o estado de saúde da população portuguesa, através da comparação internacional com cerca de 20 países participantes do estudo, identificando áreas de melhoria e estratégias que permitam evoluir na qualidade e segurança dos cuidados prestados à população portuguesa. Incentivar os sistemas de saúde a tornarem-se mais centrados nas pessoas é outro dos objetivos.

A implementação do PaRIS é assegurada não só pela DGS, mas também pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), pelas Administrações Regionais de Saúde, pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Um grupo consultivo com representantes das Ordens Profissionais, Associações, Ligas e personalidades de reconhecido mérito científico na área, integram ainda o PaRIS a nível nacional.

Participe! Ajude-nos a melhorar o atendimento nos cuidados de saúde, em Portugal.