Histórico de Destaques
Évora já faz parte do mapa “PNS em Movimento”
A cidade de Évora acolheu a 25 de novembro de 2024, no Auditório da Universidade, o quarto evento do projeto “Plano Nacional de Saúde (PNS) em Movimento”, iniciativa promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), sob o tema geral do PNS 2030 e de como alcançar Saúde Sustentável.
Em debate esteve o tema do acesso a cuidados de saúde de qualidade ao longo do ciclo de vida, nomeadamente, como é que todos, setores da saúde e fora da saúde, podem encontrar as respostas mais adequadas, nomeadamente, no âmbito da implementação dos Planos Locais de Saúde e da construção de “Compromissos Locais para a Saúde Sustentável”.
O Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, reforçou que “Somos todos responsáveis por promover uma saúde que não deixe ninguém para trás e que proteja o planeta. Juntos, podemos contribuir para a saúde e bem-estar da nossa geração e das gerações futuras.”
Também Ana Sottomayor, Diretora Executiva do PNS, destacou que “a necessidade de trabalhar para garantir um acesso equitativo a cuidados de saúde a todos os que aqui vivem e trabalham, está em linha com uma das “10 Recomendações para a Década” do PNS 2030”.
Neste evento estiveram reunidas mais de uma centena de entidades convidadas, sobretudo locais e da região do Alentejo, de diferentes sectores, incluindo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, representada neste evento pelo seu Presidente, António Ceia da Silva. Igualmente representados estiveram a Direção Executiva do SNS, o Conselho Nacional de Saúde, Municípios, Comunidades Intermunicipais, Unidades Locais de Saúde, sectores social, da educação, artes, e ONGDs, entre outros. Igualmente presente esteve o Diretor do Departamento de Saúde Pública e Delegado de Saúde Regional do Alentejo, Dr. Mário Jorge Santos.
Na mesa organizada pela Unidade de Saúde Pública da ULS do Alentejo Central foram discutidos, com base em experiências e perspetivas locais, temas tão diversos como a importância da coesão territorial e da equidade no acesso aos cuidados de saúde, o papel dos diferentes sectores, o uso de estratégias de mediação e cuidados de saúde mental inovadores.
Este evento coorganizado pela DGS com a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, com a colaboração da Universidade de Évora, e o apoio da Câmara Municipal de Évora.
No próximo dia 10 de dezembro de 2024, na cidade de Lagos, o Plano Nacional de Saúde terminará a sua itinerância pelo Continente, com o tema das “Emergências em Saúde Pública”, partindo depois, no início de 2025, para as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.