Histórico de Destaques

Excesso de peso com impacto crescente na perda de anos de vida saudável dos portugueses

Excesso de peso com impacto crescente na perda de anos de vida saudável dos portugueses

O excesso de peso (incluindo a obesidade) continua a assumir um papel crescente na saúde dos portugueses, estando entre os principais determinantes da perda de anos de vida saudável e da mortalidade em Portugal.

De acordo com os dados mais recentes (2023) do Global Burden of Disease Study (GBD), hoje divulgados num relatório da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, o excesso de peso ocupa a 2.ª posição entre os fatores que mais contribuem para os anos de vida saudável perdidos, e a 3.ª posição entre os que mais contribuem para o total de mortes.

Quando considerados apenas os fatores de risco comportamentais, os hábitos alimentares inadequados surgem nas primeiras posições, reforçando o impacto da alimentação na saúde.

O GBD Study é um estudo internacional que recolhe informação proveniente de 204 países, cujo objetivo é fornecer informações sobre as doenças e os fatores de risco que mais contribuem para a mortalidade e para a perda de anos de vida saudável. O estudo é coordenado pelo Institute for Health Metrics and Evaluation da Universidade de Washington e conta com a colaboração da DGS.

Para além da alimentação inadequada e do excesso de peso, fatores metabólicos como a glicose plasmática elevada e a hipertensão arterial, muitas vezes associados aos padrões alimentares, estão entre os principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como diabetes, neoplasias e doenças cardiovasculares e renais em Portugal.

O estudo permite, também, analisar as tendências de evolução ao longo das últimas décadas (de 1990 a 2023) e perceber que o excesso de peso, incluindo a obesidade, foi o fator de risco com maior tendência de crescimento quanto à sua contribuição para da carga da doença em Portugal, contrariamente à tendência de diminuição observada para quase todos os outros fatores de risco.

Nestes últimos 20 anos verificou-se um aumento de 23% no contributo do excesso de peso para a perda de anos de vida saudável e de 22% para o total de mortes associadas ao IMC elevado. Ainda assim, o ritmo de crescimento abrandou na última década (2010-2023).

Relativamente aos hábitos alimentares, o elevado consumo carne vermelha, carnes processadas e sal, bem como com o insuficiente consumo de cereais integrais, hortícolas e frutos oleaginosos, foram os comportamentos alimentares inadequados que mais contribuíram para que os portugueses vivessem menos anos com saúde, no ano de 2023. 

No Dia Mundial da Obesidade, hoje assinalado, a DGS publica o “Manual de Mudança Comportamental no Tratamento da Obesidade”, que reúne estratégias estruturadas para apoiar a mudança de comportamentos alimentares e de atividade física. O Manual inclui ferramentas práticas dirigidas a serviços e profissionais de saúde, nomeadamente guias de aconselhamento e ferramentas de automonitorização comportamental. Este documento dá resposta ao Roteiro de Ação para Acelerar a Ações de Prevenção e ao Controlo da Obesidade e ao Percurso de Cuidados Integrados para a Pessoa com Obesidade, publicados pela DGS em 2025.

Leia aqui:

- Resultados do Global Burden of Disease Study: Portugal 

- Manual de Mudança Comportamental no Tratamento da Obesidade