Histórico de Destaques

Falecimento da Professora Doutora Odete Santos-Ferreira

Falecimento da Professora Doutora Odete Santos-Ferreira

A Direção-Geral da Saúde manifesta pesar pelo falecimento da Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira e presta sentida homenagem a uma das referências na investigação sobre a infeção VIH/Sida em Portugal, tendo feito parte da equipa que identificou pela primeira vez o VIH do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-Bissau. 

Nascida em 1925, Maria Odette Santos-Ferreira licenciou-se em Farmácia no ano de 1970, doutorou-se na Universidade de Paris Sud em França e chegou a Professora Catedrática de Microbiologia em 1987. Era Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Foi coordenadora da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, cargo que exerceu de 1992 a 2000, por nomeação do ministro da Saúde, tendo desenvolvido inúmeros projetos com impacto significativo na prevenção da doença. 

“Diz não a uma seringa em segunda mão”, foi um dos seus projetos mais emblemáticos.  Ainda no âmbito da Luta Contra a SIDA, promoveu vários serviços de apoio domiciliário coordenado pelo Projeto Solidariedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a construção da segunda residência para apoio a doentes com SIDA em situação precária e a criação da primeira unidade de cuidados paliativos.

Ao longo do seu percurso profissional recebeu várias distinções: foi nomeada pelo governo francês “Chevalier dans l’Ordre des Palmes Academiques” (1975), pelo fortalecimento da cooperação científica entre Portugal e França e “Chevalier de la Légion d’Honneur” (1987). Foi-lhe atribuído pelo Presidente da República o “Grau de Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada” (1988). Foi agraciada com a medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos (1989) e com a medalha de Honra da Universidade Complutense de Madrid (1995). 

Em 2013 recebeu o Prémio Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, o qual visa distinguir anualmente uma personalidade que tenha contribuído para a obtenção de ganhos em saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em fevereiro deste ano, Odette Santos-Ferreira foi condecorada pelo Presidente da República numa cerimónia reservada, tendo recebido a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública.

Dotada de um sentido de humor fora do vulgar e irreverente, a Professora Doutora Odete Santos-Ferreira inspirou gerações. A sua disponibilidade para ouvir e partilhar experiências extravasou a vida profissional e da academia, pelo que será relembrada sempre como um ser humano extraordinário. 

À sua família e amigos, a Direção-Geral da Saúde apresenta as mais sentidas condolências.