Histórico de Destaques

Graça Freitas salienta papel da comunidade e da parentalidade positiva na saúde infantil e juvenil

Graça Freitas salienta papel da comunidade e da parentalidade positiva na saúde infantil e juvenil

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, destacou hoje a importância da parentalidade positiva e de projetos bem estruturados como o projeto Riscar, que está focado na promoção da literacia em saúde dos profissionais, crianças, jovens e famílias em regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha.

Durante o seminário "Saúde Infantil, Promoção e Prevenção: Alicerces para um futuro com mais saúde", que decorre hoje (29 de novembro)  em Lisboa, Graça Freitas defendeu a continuidade destas atividades. 

"A DGS tem apostado nestas áreas através programas nacionais. A área materno-infantil é dominante nas nossas preocupações e ter programas bem estruturados é fundamental, para acompanhar tudo o que antecede a saúde materna e infantil. Sabemos que nada pode ser dado como adquirido e que todos os valores se conquistaram à conta de muitos fatores e trabalho, não só dos serviços mas também com a participação dos cidadãos como co-autores da sua saúde."

Na sessão de abertura, em que estiveram presentes representantes das entidades parceiras espanholas do projeto Riscar, recordou ainda que "tem de haver preocupação não apenas com a saúde, mas também com os maus-tratos e o bem-estar, que as crianças nasçam, cresçam e se desenvolvam no seio da sua família e na sua comunidade. Só com redes na comunidade é que conseguimos os melhores resultados".