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Implementação do SINAVE 2.0 a 1 de janeiro de 2020
O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) é um sistema que permite monitorizar a ocorrência de doenças transmissíveis suscetíveis de constituir um risco para a saúde pública, implementar com rapidez e segurança medidas de prevenção e controlo destas doenças e cortar a cadeia de transmissão na comunidade e ocorrência de novos casos de doença e surtos.
Este sistema reforça o compromisso do Estado na proteção da saúde da população, respondendo aos novos desafios que se colocam na vigilância das doenças infeciosas.
A plataforma informática SINAVE está em funcionamento desde 2015, tendo sido atualizada, o que permite, a partir de agora, a interoperabilidade entre as aplicações informáticas de suporte ao SINAVE, relativas à notificação clínica e laboratorial, operacionalizando as duas componentes no âmbito do sistema de notificação obrigatória de doenças transmissíveis.
Deste modo, a Direção-Geral da Saúde divulga que, na sequência da publicação do Despacho nº 12513-B/2019 de 31 de dezembro, foi atualizada a lista de doenças de notificação obrigatória e que, no âmbito da melhoria do sistema de Vigilância Epidemiológica, o SINAVE 2.0 está em funcionamento desde o dia 1 de janeiro de 2020.
O SINAVE dispõe de helpdesk para esclarecimento de dúvidas, através:
- Problemas aplicacionais (SPMS): servicedesk@spms.min-saude.pt ou 220129818
- (disponível nos dias úteis entre as 09:00 e as 18:00)
- Questões funcionais (DGS): sinave@dgs.min-saude.pt
- (disponível nos dias úteis entre as 09:00 e as 17:00)