Histórico de Destaques

Importância da prevenção de infeções e resistência aos antimicrobianos em destaque nas VI Jornadas do PPCIRA

Importância da prevenção de infeções e resistência aos antimicrobianos em destaque nas VI Jornadas d

A evolução da resistência aos antimicrobianos em Portugal, o consumo de antibióticos, os resultados da prevalência de infeções associadas aos cuidados de saúde e o papel da inovação e da colaboração internacional na resposta a este problema foram alguns dos temas em debate no decorrer das VI Jornadas do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), promovidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

O encontro reuniu, a 18 de novembro de 2025, no Auditório da Associação Nacional de Farmácias, em Lisboa, especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre os atuais desafios na prevenção e controlo de infeções, no uso de antimicrobianos e na vigilância da resistência microbiana.

A sessão de abertura contou com mensagens da Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, do Presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo, e do Presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida, que realçaram a importância de uma ação conjunta, contínua e baseada na evidência para uma resposta coordenada e eficaz para fazer face ao desafio da crescente resistência aos antimicrobianos.

Seguiu-se a apresentação do relatório “Infeções e Resistências aos Antimicrobianos 2025”, pela Enfermeira Gestora do PPCIRA, Margarida Valente, que partilhou os principais indicadores nacionais e respetivas tendências, sublinhando o investimento contínuo do Programa na redução das infeções associadas aos cuidados de saúde, na monitorização das resistências e na melhoria da prescrição de antibióticos.

O período da manhã permitiu aprofundar temas centrais para a resposta nacional, com uma análise à evolução do consumo de antimicrobianos em Portugal, apresentada por Carlos Alves, Vice-Presidente do INFARMED, e uma atualização sobre a monitorização da resistência microbiana, por Manuela Caniça, do Laboratório Nacional de Referência do INSA.

Durante a tarde foram divulgados os resultados da Prevalência de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde em Unidades de Cuidados Continuados Integrados – 2024 (HALT-4), por Margarida Gôes, da Universidade de Évora. O debate avançou depois para um painel dedicado aos projetos e à inovação no âmbito do PPCIRA, moderado por Telmo Nunes, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. Vítor Freire, Isabel Marques Lopes e Gianina Scripcaru partilharam experiências dos projetos ITUCCI, eBug PT e JA JAMRAI II – One Health, destacando a importância destas abordagens emergentes e colaborativas para o futuro da prevenção e controlo de infeções.

As jornadas incluíram ainda contributos internacionais em vídeo, dedicados ao Roadmap europeu para a resistência aos antimicrobianos (Danilo Lo Fo Wong, OMS/Europa) e à vigilância europeia das infeções e resistências (Diamantis Plachouras, ECDC).

O encerramento contou com a presença do Subdiretor-Geral da Saúde, Júlio Pedro, que reforçou o compromisso nacional com a prevenção de infeções e com o combate à resistência aos antimicrobianos, sublinhando o papel essencial de todos os profissionais e instituições envolvidos.