Histórico de Destaques

Incidência moderada em Portugal. Região do Algarve com valores mais elevados

Incidência moderada em Portugal. Região do Algarve com valores mais elevados

Portugal apresenta atualmente uma incidência cumulativa a 14 dias “moderada, próxima dos 71 casos por 100.000 habitantes, e com uma tendência ligeiramente crescente”.

Os dados foram comunicado esta terça-feira de manhã por André Peralta Santos, diretor de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde, na reunião do Infarmed, em Lisboa.

Na intervenção na sessão de apresentação sobre a “Situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal”, o responsável referiu que “o Algarve é a região de Portugal Continental que apresenta uma incidência mais elevada”. 

No que diz respeito à dispersão geográfica da incidência, existem 22 concelhos com uma incidência cumulativa superior a 120 casos por 100.000 habitantes, o que corresponde a uma população de aproximadamente 646.000 pessoas. 

Estes concelhos estão dispersos por todas as Administrações Regionais de Saúde (ARS), mas o Alentejo e o Algarve são as regiões que apresentam mais concelhos com uma incidência superior. 

Na semana de 21 a 27 de março, o Baixo Alentejo e o Algarve registaram maiores crescimentos, depois na semana seguinte “algum crescimento também na zona do Algarve, do Barlavento para o Sotavento, e depois na última semana com algum crescimento também na zona norte da zona do Grande Porto e de Trás os Montes”.