Histórico de Destaques

Informação mensal sobre Infeção Humana por virus Monkeypox - Nº 023

Informação mensal sobre Infeção Humana por virus Monkeypox -  Nº 023

Desde 3 de maio até 28 de abril de 2023, foram identificados 953 casos confirmados laboratorialmente para o vírus mpox, sem novos casos reportados desde a informação mensal anterior. Desde 16 de julho de 2022 a 20 de abril de 2023, foram vacinadas 3.454 pessoas (mais 376 em relação ao total do mês passado), a maioria em contexto de pré-exposição. A 24 de abril verificou-se a abertura de mais um local de vacinação preventiva contra a Mpox na região de saúde Centro - do ACES Dão Lafões.

A nível internacional o surto mantém-se como uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC) declarada pelo Comité de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS. A 24 de abril de 2024 foram reportados surtos ativos e casos esporádicos em 111 países, destacando-se surtos recentes no Japão, Coreia do Sul e China.

A 17 de abril de 2023, a WHO Europe alertou para o facto do vírus ainda estar a circular na Região Europeia, bem como para a possibilidade de reintroduções das áreas endêmicas ou dos países recentemente afetados. A WHO Europe recomenda que os indivíduos em maior risco continuem atentos e sejam vacinados com o esquema completo de duas doses, especialmente considerando os eventos de primavera e verão que estão agendados por toda a Europa.  

A DGS continua a reforçar a relevância da Norma 006/2022 – atualizada a 27 de dezembro de 2022 na identificação de elegíveis para a vacinação pré-exposição, em especial no decurso desta Semana Europeia da Vacinação, reforçando, previamente à participação em festivais e eventos de massa na primavera/verão, a importância das duas doses como das medidas mais eficazes de proteção contra a infeção e a formas mais graves da doença.

A lista de locais de vacinação encontra-se disponível no site da DGS, assim como  Perguntas Frequentes  e acesso a diferentes materiais de divulgação sobre vacinação, podendo a versão impressa dos mesmos ser solicitada à DGS através do email comunicacao@dgs.min-saude.pt