Histórico de Destaques

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 012

Informação semanal sobre Infeção Humana por vírus Monkeypox – Nº 012

Informação sobre número de casos em Portugal até 21 de setembro de 2022 

A 3 de maio foi detetada a presença do vírus Monkeypox (VMPX) em Portugal, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção humana por VMPX. Desde então, até 21 de setembro de 2022, foram identificados 917 casos confirmados. 

Até 21 de setembro de 2022, foram reportados 845 casos no SINAVEmed (Figura 1). Dos 845 casos, a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos (372; 44%).  A maioria dos casos são do sexo masculino (837; 99%), havendo 8 casos (1%) reportados no sexo feminino. 

Ações a nível nacional  

Em complemento à vacinação pós-exposição, iniciada a 16 de julho de 2022, em Portugal, a DGS atualizou a 20 de setembro de 2022 a Norma 006/2022 de 12 de julho, contemplando a administração de vacinas por via intradérmica de doses reduzidas e a vacinação preventiva, abrangendo grupos com risco acrescido de infeção humana por VMPX. 

Foram atualizadas as Perguntas frequentes sobre a Monkeypox no website da DGS, com informação sobre os dois tipos de vacinação. A vacinação preventiva será operacionalizada nas diferentes regiões do país de acordo com os aspetos técnicos e organizacionais implementados, visando a gestão adequada da disponibilidade, local de administração e utilização das vacinas.

Até 18 de setembro, foram vacinadas 479 pessoas no contexto da vacinação pós-exposição, continuando a ser identificados e orientados para vacinação os elegíveis nas diferentes regiões.

A DGS mantém o acompanhamento da situação epidemiológica, quer a nível nacional quer internacional, partilhando, analisando e adaptando as evidências científicas e as boas práticas na implementação de medidas de saúde pública visando a redução das cadeias de transmissão e o controlo do surto.