Histórico de Destaques

Iniciativa STOP Infeção Hospitalar 2.0 da DGS distingue Unidades Locais de Saúde

Iniciativa STOP Infeção Hospitalar 2.0 da DGS distingue Unidades Locais de Saúde

A Direção-Geral da Saúde assinalou o sucesso da iniciativa STOP Infeção Hospitalar (I.H) 2.0, distinguindo as Unidades Locais de Saúde participantes pelo trabalho desenvolvido.

O evento que decorreu a 19 de fevereiro de 2026 na Alfândega do Porto, e contou com a presença de 300 profissionais de saúde, promoveu a reflexão sobre os progressos feitos na redução das infeções hospitalares em Portugal.

Implementado em 21 instituições do SNS ao longo dos últimos 3 anos, o STOP IH 2.0 envolveu mais de 350 profissionais de saúde e focou-se na redução da incidência de infeção em cinco tipologias específicas, incluindo infeções associadas a procedimentos cirúrgicos, cateteres e ventilação mecânica, com foco nos serviços de Medicina Interna, Medicina Intensiva, Cirurgia Geral e Ortopedia.

Esta iniciativa, que tem como parceiros a Fundação Calouste Gulbenkian e o Institute for Healthcare Improvement, tem como objetivo fundamental a redução da incidência de infeções hospitalares, promovendo a segurança do paciente e a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde em Portugal.