Histórico de Destaques
Jornadas Defesa e Saúde: Subdiretor-Geral da Saúde destaca reforço da capacidade nacional em situações de emergência

Por ocasião das “IV Jornadas Defesa + Saúde: “Colaboração Civil-Militar no Contexto da Segurança Sanitária Mundial”, que decorreram a 5 de dezembro de 2024 em Lisboa, o Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, defendeu que “é fundamental continuarmos a melhorar os sistemas de alerta precoce e deteção conjunta, bem como a intensificar o treino conjunto dos profissionais de saúde. Só assim estaremos preparados para responder eficazmente às ameaças do futuro”.
O Subdiretor-Geral da Saúde, que participou na mesa redonda dedicada ao tema da “Colaboração civil-militar no contexto da Segurança Sanitária Mundial” durante a manhã e, no encerramento das Jornadas à tarde, sublinhou que “reconhecemos que enfrentamos novos desafios, desde agentes biológicos emergentes, reemergentes e sintéticos, até às ameaças climáticas e à instabilidade geopolítica, inclusive no espaço da União Europeia”.
“Estas ameaças exigem um reforço das capacidades de resposta nacional, um esforço que já está em curso, como se evidencia no âmbito da reserva estratégica rescEU e no reforço das capacidades laboratoriais. Prepararmo-nos para o futuro requer ação no presente”, frisou ainda André Peralta-Santos.


Fotografias: SG MDN/ Armando Romão
