Histórico de Destaques
“Juntos por um Verão seguro” reuniu DGS e parceiros de saúde na apresentação do Referencial Técnico Verão 2023

O Subdiretor-geral da Saúde em regime de substituição, André Peralta-Santos, defende que “a forma como nos vamos adaptar e moldar às alterações climáticas é fundamental para conseguirmos promover a saúde e o bem-estar das nossas comunidades”. Durante a apresentação do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Referencial de Verão pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que decorreu no Centro Cultural de Montargil (Ponte de Sor) no dia 14 de julho de 2023, André Peralta-Santos destacou que “a crise climática é talvez o maior desafio geracional que enfrentamos”.
O Plano de Contingência tem como finalidade prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo e a ocorrência de outros acontecimentos com impacto na saúde, e desde 2004 que mobiliza “todos os parceiros da saúde e não só, para capacitar os portugueses para viver um verão seguro”. O Subdiretor-geral da Saúde enfatizou, também, que “os serviços de saúde têm de se preparar para estes efeitos, nomeadamente quando há eventos extremos como ondas de calor, pois pode haver sempre um acréscimo da procura dos cuidados de saúde. As unidades já estão bem cientes daquilo que têm de fazer para se preparar”. O documento define as medidas que devem ser concretizadas por diversos parceiros e entidades de vários setores.
Durante a sessão de apresentação deste referencial técnico, foram discutidos alguns temas sobre saúde sazonal e a resposta que deve ser dada. Numa conversa com os diferentes parceiros de saúde, moderada pela Chefe de Divisão de Comunicação e Relações Públicas da DGS, Diana Mendes, foi destacada a relevância da antecipação de problemas de saúde sazonal concretos e a proximidade às populações. A aposta ou o reforço nas respostas de prevenção e de educação da população, nomeadamente, as recomendações e mudanças legislativas que podem se feitas, por exemplo, para uma melhor segurança em piscinas, e a relevância das previsões meteorológicas, foram outros dos temas explorados. Participaram nesta sessão o 2ª Comandante Operacional Regional de Emergência de Proteção Civil do Alentejo, José Guilherme Marcos, o Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos - Autoridade Marítima Nacional, Paulo Rodrigues Vicente, o Coordenador da Resposta Sazonal em Saúde do Ministério da Saúde, Pedro Sá Moreira, o Chefe da Divisão de Previsão Meteorológica e Vigilância do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Nuno Lopes, a Diretora do Núcleo de Emergência Social da Segurança Social, Marta Borges, a responsável pela Comunicação e Relações Institucionais da Associação para a Promoção da Segurança Infantil, Rosa Afonso, e o Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar da DGS, Miguel Telo de Arriaga.
A importância da reforma da saúde, destacada por Mário Jorge Santos, da ARS Alentejo, e a apresentação do estudo ‘Conforto térmico e saúde’, realizado com residentes no concelho de Lisboa por Isabela Sousa, do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foram também discutidos.
No encerramento da sessão, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, frisou que “precisamos de, juntos, ser vigilantes e pôr o máximo de medidas no terreno, sabendo que nunca vamos conseguir prevenir todas as situações e que os humanos são sempre imaginativos. Às vezes, por mais que façamos, é difícil evitar algumas situações”. A incorporação das lições da pandemia, com destaque do trabalho em rede, é importante na resposta em saúde sazonal, disse.
A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, foi também homenageada pelo Município de Ponte de Sor, recebendo a Medalha de Bronze do Município, entregue pelo Presidente de Câmara Hugo Hilário. Graça Freitas, que iniciou em 1981 o trabalho como médica em Ponte de Sor, confessou que “é uma felicidade imensa completar um círculo e vir acabar a minha carreira no sitio onde a comecei, [nesta que é] talvez a última vez que falo em público enquanto Diretora-Geral”.
Uma aula de fitness, um momento de showcoking com propostas de comida saudável para o verão pelo chef Fábio Bernardino, e a visita aos meios técnicos e operacionais do concelho de Ponte de Sor completaram o dia em Montargil.
O Referencial Técnico Verão 2023 está disponível aqui.
Pode ver ou rever a sessão aqui:
- Showcooking: Alimentação Saudável - Propostas para o Verão, com Chef Fábio Bernardino
Veja o vídeo "Junto por um Verão Seguro 2023":




~

