Histórico de Destaques
Lançamento da Rede e Programa Nacional para as Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas
Num evento com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que decorreu em Lisboa a 14 de novembro de 2024, a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou a sua afiliação à Rede Global das Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas (GNAFCC), através da criação de uma Rede e Programa Nacional para as Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.
Esta medida está alinhada com os objetivos da Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030) e com a estratégia 'Ageing is Living: WHO European Strategy on Ageing in Good Health', que constitui propostas de medidas concretas para promover a equidade, reforçar os sistemas de saúde e fomentar o bem-estar durante todas as fases do ciclo de vida. Estas medidas surgem em resposta ao crescente desafio do envelhecimento populacional, dado que aproximadamente 25% da população nacional pertence ao grupo etário dos 65 ou mais anos.
O Programa Nacional para as Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas visa fomentar o Envelhecimento Ativo e Saudável, promovendo a constituição de parcerias multissetoriais e multilaterais que permitem melhorar as condições de vida da população idosa, através de uma estreita cooperação entre diversas entidades. Por forma a evitar iniciativas dispersas entre os diversos municípios, consolida-se um documento com linhas orientadoras comuns, assegurando que todos estão em sintonia.
O evento contou com a participação de diversos municípios portugueses e do coordenador do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, proporcionando uma visão abrangente sobre boas práticas regionais no domínio do envelhecimento ativo e saudável. Foram abordados temas como os benefícios da intergeracionalidade, os apoios sociais e económicos, a mobilidade, entre outros, promovendo um espaço de partilha e aprendizagem conjunta.
A cooperação entre a DGS e a OMS para a criação da Rede e Programa teve início em 2023 com o Lisbon Outcome Statement, formulado durante o evento técnico internacional Summit on Healthy Ageing, um documento que apresenta diversas propostas e visões estratégicas para o futuro da população sénior, reforçando o compromisso com o Envelhecimento Ativo e Saudável.
A DGS continuará a apostar em iniciativas que se constituem como marcos para o futuro da Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável.