Histórico de Destaques

Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

Mais de uma centena de utentes sem sintomas de COVID-19 comunicaram ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) o resultado de autoteste positivo, segundo dados da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Os testes começaram a ser distribuídos nas farmácias e parafarmácias no dia 2 de abril e até à data de ontem, «o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo», adiantou a SPMS à agência Lusa.

«Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial Covid-19 (RT-PCR)», explica.

Os testes rápidos de antigénio foram autorizados, permitindo à população fazer o autoteste à COVID-19, na sequência de um regime excecional aprovado pelo Governo.

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento já autorizou a comercialização de dois autotestes em Portugal dos fabricantes «Genrui Biotech Inc» e «SD Biosensor, Inc», que podem ser vendidos à unidade ou em conjunto de cinco e 25 testes.

As regras constam em circular conjunta da Direção-Geral (DGS) da Saúde, do Infarmed e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, publicada a 19 de março, que define os critérios de inclusão, operacionalização da utilização e reporte de resultados dos autotestes da Covid-19, que só podem ser dispensados a maiores de 18 anos.

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/04/13/covid-19-autoteste/?fbclid=IwAR0KiHmW_Mr0_S94PAYDGHorurPBEerH77zd5EdpjEUDCK3deDkVJRUYTF8