Histórico de Destaques

Novo manual une alunos e professores na prevenção do tabagismo

Rui Portugal

O Manual de Prevenção do Tabagismo na Escola "E-STOPS” foi apresentado pelo Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo (PNPCT) da Direção-Geral de Saúde e pela Direção-Geral da Educação no dia 31 de maio (Dia Mundial Sem Tabaco) na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa. Este manual é uma referência para alunos e professores, e "responde a um dos fatores mais associados à mortalidade prematura [o tabagismo], ainda que não seja o único", disse o Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, na sessão de abertura.

Salientando o impacto disruptivo da mortalidade prematura nas famílias, Rui Portugal referiu que este manual " responde ao mundo atual, o que hoje significa fazer o jogo do telemóvel". E apelou a que cada um dos alunos presentes utilizasse "os seus exemplos e a criatividade junto dos pares e da comunidade, seja de férias, em viagens ou em família, para que as pessoas possam optar de forma livre pelo que as pode beneficiar e à sua família".

Pedro Cunha, o Diretor-Geral da Educação, lembrou os presentes que "nada está escrito na pedra". E citou Miguel Torga: "O destino é o destino. O resto é cá comigo. O mesmo se passa com as adições e com as escolhas que fazemos ao longo da vida. Nós somos agentes de mudança. A nossa obrigação é dar-vos a informação toda. A vida do manual está a começar e será o que alunos e professores quiserem que seja", salientou.

Antes da apresentação do Manual, a Diretora do PNPCT, Emília Nunes, falou sobre o impacto do tabagismo na saúde e da importância da prevenção. "Nenhum produto de tabaco é seguro e todos causam dependência". Destacando algumas das estratégias utilizadas para reduzir o consumo do tabaco e prevenir novas dependências, Emília Nunes explicou porque é tão importante este manual e o papel da escola. "O trabalho da escola é efetivo. Sabemos hoje que as abordagens assentes no desenvolvimento de competências são as mais eficazes. Além de transmitirem informação, trabalham a questão da resistência às influências sociais, para que possamos decidir por nós e resistir a modas, ao impacto das redes sociais e à influência dos pares e amigos".

O manual, que foi apresentado por João Diegues, Vânia Luís e Ana Serra, os autores, está disponível em formato digital e atua no sentido de atrasar a idade de início do consumo, evitar a experimentação e aumentar o número de não consumidores, tendo um conjunto de atividades e recursos didáticos que facilitam o trabalho nas escolas.

A apresentação do “Manual de Implementação – Escolas sem Tabaco a Olha a Promoção da Saúde” foi transmitida em streaming, e pode ser visualizada aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=nTwtVbLfYts&t=3531s


   










Consulte o manual aqui: