Histórico de Destaques

Lisboa e Maputo assinam memorando pela redução das infeções VIH, Hepatites Virais e Tuberculose

Memorando

Lisboa e Maputo assinaram hoje um memorando de entendimento no âmbito das Fast Track Cities, uma iniciativa que já envolve 11 cidades portuguesas e que tem como compromissos, entre outros, o fim da epidemia por VIH, hepatites virais e tuberculose até 2030.

 O Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, que foi um dos signatários, destacou a relevância deste memorando e a expectativa de que “signifique um verdadeiro compromisso de parceria para a adoção e implementação de medidas e estratégias que robusteçam a resposta às infeções por VIH, hepatites virais e tuberculose”. 

Esta envolvimento é mais um sinal do “empenho que Portugal no fortalecimento da cooperação por meio das Redes de Desenvolvimento da CPLP, como forma de envolver todos os países da Comunidade, quer através dos representantes oficiais, quer das organizações não-governamentais e de base comunitária, em iniciativas de cooperação na abordagem das epidemias do VIH, hepatites virais, tuberculose e malária”, referiu.

 Sendo Moçambique um País que ainda tem uma elevada prevalência e incidência da infeção por VIH, “a troca contínua de experiências e de conhecimento adquiridos entre as cidades de Maputo e Lisboa é desejável e fundamental, pois só assim conseguiremos alcançar as metas estabelecidas”. 

A cerimónia de assinatura decorreu hoje (dia 26 de maio) no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa e, além de Rui Portugal, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Vice-Presidente para as Relações Regionais da International Association of Providers of AIDS Care & Fast-Track Cities Institute, Gonçalo Lobo. Presentes por videoconferência estiveram ainda o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, o Diretor Nacional para Moçambique do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, Michel Kouakou, e o Diretor Executivo da International Association of Providers of AIDS Care, José M. Zúñiga.