Histórico de Destaques

Ministra salienta tendência decrescente, mas lembra que “nada está adquirido”

Ministra salienta tendência decrescente, mas lembra que “nada está adquirido”

O decréscimo no número de novos casos continua a ser uma realidade em Portugal, sublinhou hoje a Ministra da Saúde no balanço que fez após a reunião com os especialistas sobre a situação epidemiológica da COVID-19. 

“Neste momento, estamos abaixo dos 300 casos por cem mil habitantes. É uma tendência que se acentuou”, observou. Marta Temido explica ainda que o Rt de Portugal é o mais baixo da Europa, apesar de continuar “relativamente alto”. 

“Os valores que hoje temos resultam de um esforço. Se este esforço se inverter, voltaremos a atingir números de incidência que não são compatíveis com o que precisamos de garantir”, alertou a governante. 

A Ministra demonstrou-se preocupada com algum “relaxamento” no cumprimento das medidas restritivas devido à pandemia e apelou a que se mantenha o respeito pelo confinamento. “Nada disto está adquirido e tudo depende de cada um de nós e das medidas combinadas”, decorrendo daí a preocupação com “algum relaxamento sem nenhuma alternação legislativa”.

Quanto ao desconfinamento, a governante admite que há vários cenários possíveis. “Temos de melhorar a resposta em outras áreas e apostar no processo de vacinação. A saúde está em todas as políticas, mas, independentemente de o desconfinamento estar a ser discutido, este ainda não é o momento”, alerta Marta Temido.

Já em relação ao processo de vacinação, a Ministra salientou que os objetivos estão definidos, e “tudo será feito” para chegar à imunidade de grupo no final do Verão, com 70 por cento da população vacinada.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde – Esforço de contenção deve ser mantido