Histórico de Destaques

Nota de pesar pelo falecimento do Professor José Lopes Dias

Nota de pesar pelo falecimento do Professor José Lopes Dias

Morreu José Lopes Dias, que foi Diretor-Geral da Saúde entre 1978 e 1981.  A Direção-Geral da Saúde manifesta profundo pesar pelo seu falecimento e endereça as mais profundas condolências à família e amigos. 

José Lopes Dias formou-se como médico na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1952, e foi professor na Escola Nacional de Saúde Pública, com vastos saberes e competências abrangentes, que foram além da área da Saúde Públicas. 

Destacam-se os conhecimentos e a investigação nas áreas da promoção da saúde e prevenção da doença, numa perspetiva inovadora da administração de saúde pública e dos cuidados de saúde. 

Partilhou os seus conhecimentos e as suas publicações, estabelecendo sempre uma relação direta e dialogante com os seus alunos, colaboradores e colegas. 

A saúde pública, a par da prestação de cuidados, fazia parte das suas abordagens profissionais, mantendo-se atento às questões internacionais com impacto a nível nacional, incluindo enquanto Diretor-Geral da Saúde. Durante o triénio em que esteve à frente da DGS assistiu à criação do Serviço Nacional de Saúde e deu impulso às primeiras recomendações da DGS para a integração da saúde materna e infantil nos cuidados de saúde primários. 

Assistiu à erradicação da varíola no mundo, para a qual Portugal, e em particular a DGS, deram um importante contributo, através do Programa Nacional de Vacinação, tendo vivido nos tempos conturbados de emergência da SIDA e das suas repercussões. 

José Lopes Dias foi um amigo, um professor e um servidor público, incluindo nas suas funções como Diretor-Geral da Saúde. Prestamos-lhe uma última homenagem. 

Graça Freitas