Histórico de Destaques

Novo sitio Pensar Nutrição – Combater a desinformação

Novo sitio Pensar Nutrição – Combater a desinformação

Está disponível a partir de 13 de setembro o sitio “Pensar Nutrição” – Combater a desinformação

Trata-se do primeiro sítio público deste género a nível nacional, um espaço reflexivo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) com o apoio científico da Direção-Geral da Saúde (DGS), dedicado exclusivamente a refletir sobre o estado da nutrição e alimentação em Portugal e a fazer fact-checking das principais notícias da atualidade em nutrição e alimentação.

Porque combater a desinformação é um dos principais propósitos deste sítio, o “Pensar Nutrição” apresenta uma seção de fact-checking nutricional. Inspirado nas plataformas de fact-checking, o “Pensar Nutrição”, propõe-se a fazer uma análise crítica de alguns factos selecionados que vão marcando o dia-a-dia na área da nutrição, apresentando um sistema de avaliação final da veracidade dos factos baseado em três etiquetas de classificação (Verdadeiro, Impreciso e Falso).

A informação disponibilizada neste sítio é independente de qualquer interesse comercial e pretende estar de acordo com a evidência científica mais recente. Cumpre-se, assim, um desígnio da Universidade, como espaço de cultura, de saúde e de humanidade.