Histórico de Destaques

OMS declara o fim de Emergência de âmbito internacional para mpox

mpox

O Comité de Emergências do Regulamento Sanitário (2005) da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje, dia 11 de maio, o fim de Emergência de Âmbito Internacional para a Infeção Humana por vírus Monkeypox (mpox). A 6 de maio de 2022 o Reino Unido reportava o primeiro caso que viria a ser confirmado para mpox. A 18 de maio de 2022 Portugal anunciava a confirmação laboratorial de 5 casos de mpox no país, sendo este anúncio da OMS praticamente coincidente a uma semana do surto completar um ano no nosso país.  

A decisão da OMS vem no contexto da redução de cerca de 90% no número de novas infeções nos últimos três meses, em comparação com os três meses anteriores. No entanto, a OMS reforçou a necessidade dos países manterem as suas capacidades de vigilância e resposta. Apelou ainda à necessidade de continuarem a integrar a prevenção e os cuidados com a mpox nos programas nacionais de saúde existentes para lidar com futuros surtos, em especial tendo em conta que o vírus continua a ser transmitido em certas comunidades.

Esta notícia vem reconhecer o trabalho feito desde 2022 pelos diferentes países afetados e as medidas implementadas nas populações de maior risco.

Tendo sido Portugal o segundo país a reportar casos no início do surto e a partilhar conhecimento sobre a apresentação clínica e contexto epidemiológico de exposição a locais específicos de potencial disseminação do vírus, a DGS agrade a todos os profissionais de saúde que, de forma precoce, souberam reconhecer uma nova apresentação de um fenómeno de saúde. Acrescenta que souberam observar e procurar causas e mecanismos de prevenção, bem como registar, compilar dados clínicos, epidemiológicos, laboratoriais, de genotipagem e de vacinação, contruindo informação e partilhando o que se ia sabendo com o grupo de maior risco, contribuindo todos para o conhecimento global da infeção humana pela clade IIb do vírus.

A Informação Mensal da DGS sobre mpox manter-se-á este mês, com uma informação mais alargada do percurso da gestão e resposta à emergência ao longo de um ano de surto. Desde 3 de maio até 28 de abril de 2023, foram identificados 953 casos confirmados laboratorialmente para o vírus mpox, sem novos casos reportados desde a informação mensal anterior. Desde 16 de julho de 2022 a 20 de abril de 2023, foram vacinadas 3.454 pessoas, a maioria em contexto de pré-exposição.