Histórico de Destaques
OMS visita DGS no âmbito da melhoria da qualidade e análise em Saúde
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recebeu a visita de representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), marcando um importante passo para o reforço da colaboração entre as duas entidades.
Entre os principais objetivos da reunião, realizada a 7 de novembro de 2024, destaca-se a implementação em Portugal da 11.ª versão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11), um sistema global que visa uniformizar e melhorar a qualidade dos dados sobre saúde e mortalidade.
O encontro contou com a participação do Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta Santos, de Carine Al Sokhn, Technical Officer da OMS, assim como das equipas técnicas da Direção de Serviços de Informação e Análise e da Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da DGS.
Durante o encontro, a equipa da OMS apresentou os mais recentes desenvolvimentos nas ferramentas destinadas a otimizar a codificação e a análise dos dados de mortalidade, promovendo uma maior eficiência e precisão. Esta partilha de conhecimento permitiu uma reflexão conjunta sobre os próximos passos para a implementação da CID-11 em Portugal. Foram, também, discutidas outras classificações relevantes, como a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), entre outras, que complementam a CID-11 ao abranger áreas relacionadas com o impacto das condições de saúde na qualidade de vida.
A DGS reiterou o compromisso em aprofundar a sua participação na Rede da OMS para a Família das Classificações Internacionais (WHO-FIC), um esforço colaborativo internacional que promove a partilha de conhecimento e melhores práticas no uso destas ferramentas.
Esta parceria com a OMS reflete o empenho contínuo da DGS em melhorar a qualidade dos dados de saúde em Portugal e em fortalecer a integração com as normas e ferramentas internacionais, contribuindo para políticas de saúde mais eficazes e uma visão global da saúde pública.