Histórico de Destaques

DGS publica Orientação sobre "Acompanhamento de mulheres grávidas durante a transferência inter-hospitalar"

Orientação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica hoje (19 de julho) uma orientação técnica sobre o acompanhamento de mulheres grávidas durante a transferência inter-hospitalar. A Orientação 006/2022 estabelece os princípios gerais a que deve obedecer o acompanhamento da grávida, de forma a minimizar o risco materno e fetal.  

O documento determina que a transferência de mulheres grávidas entre unidades de saúde deve ser decidida após avaliação de risco materno e fetal pela equipa multidisciplinar de Obstetrícia e Ginecologia e de Neonatologia da instituição de origem. Os critérios e procedimentos para esta avaliação de risco podem ser encontrados na Orientação.   

No documento podem encontra-se ainda diretrizes para o transporte de grávidas em situação de muito baixo risco clínico, baixo risco clínico e risco clínico moderado. Para as situações de risco elevado, a Orientação determina que não se realizem transferências hospitalares, devendo optar-se pela estabilização clínica da situação antes do transporte.   

Esta Orientação deve ser adaptada às condições locais de cada instituição que deverá ter uma norma de procedimento própria.