Histórico de Destaques
Participação portuguesa na Cimeira Global de Segurança do Doente com presença da DGS

No âmbito da 5th Global Ministerial Summit on Patient Safety “Less Harm, Better Care – from Resolution to Implementation”, que decorreu a 23 e 24 de fevereiro de 2023, em Montreux, Suíça, a Direção-Geral da Saúde (DGS) integrou a delegação portuguesa constituída pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, pela Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da DGS, Carla Pereira e pela representante da Equipa Nacional de Segurança do Doente da DGS, Natália Pereira. A representação de Portugal nesta Cimeira foi complementada com a participação da Presidente de uma das Comissões da Qualidade e Segurança (CQS), Lina Toro.
Com objetivo de abordar medidas que visam reforçar a segurança do doente, a Cimeira organizada pela Confederação Suíça contou com a presença de 80 países e 600 participantes.
O primeiro dia de trabalho incluiu sessões técnicas sobre a implementação da ciência – da teoria à prática e principais desafios, a utilização da ciência comportamental para melhorar a segurança do doente, a sustentabilidade nos programas de segurança do doente, o impacto da COVID-19, ou a necessidade de reforçar a segurança do doente nas pessoas com doenças/condições mentais, entre outros temas abordados.
No segundo dia, o Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, e o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacaram a importância da necessidade de adaptar em cada país o Plano Global da Segurança do Doente da Organização Mundial da Saúde - “Adapt to adopt” -, bem como para a necessidade de passar de um pensamento global para intervir a nível local - “Think global, act local” -.
A Cimeira culminou com as intervenções dos ministros e representantes das delegações internacionais, da qual se destaca a intervenção de Portugal, através da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares. Vem a mesma realçar o facto de Portugal ter enquadramento legal e documento técnico subjacente ao Plano Nacional para a Segurança dos Doentes, a inclusão de novos contextos nomeadamente, o domicílio e a telessaúde, a existência de um sistema nacional de notificação e gestão de incidentes – NOTIFICA – Segurança do Doente. Portugal reafirmou a sua cooperação no reforço da segurança global do doente, subscrevendo a Montreux Charter on Patient Safety – “Less Harm, Better Care – from Resolution to Implementation”.