Histórico de Destaques

Participação portuguesa na Cimeira Global de Segurança do Doente com presença da DGS

Participação portuguesa na Cimeira Global de Segurança do Doente com presença da DGS

No âmbito da 5th Global Ministerial Summit on Patient Safety Less Harm, Better Care – from Resolution to Implementation”, que decorreu a 23 e 24 de fevereiro de 2023, em Montreux, Suíça, a Direção-Geral da Saúde (DGS) integrou a delegação portuguesa constituída pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, pela Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da DGS, Carla Pereira e pela representante da Equipa Nacional de Segurança do Doente da DGS, Natália Pereira. A representação de Portugal nesta Cimeira foi complementada com a participação da Presidente de uma das Comissões da Qualidade e Segurança (CQS), Lina Toro.

Com objetivo de abordar medidas que visam reforçar a segurança do doente, a Cimeira organizada pela Confederação Suíça contou com a presença de 80 países e 600 participantes.

O primeiro dia de trabalho incluiu sessões técnicas sobre a implementação da ciência – da teoria à prática e principais desafios, a utilização da ciência comportamental para melhorar a segurança do doente, a sustentabilidade nos programas de segurança do doente, o impacto da COVID-19, ou a necessidade de reforçar a segurança do doente nas pessoas com doenças/condições mentais, entre outros temas abordados.

No segundo dia, o Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, e o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacaram a importância da necessidade de adaptar em cada país o Plano Global da Segurança do Doente da Organização Mundial da Saúde - “Adapt to adopt” -, bem como para a necessidade de passar de um pensamento global para intervir a nível local - “Think global, act local” -.

A Cimeira culminou com as intervenções dos ministros e representantes das delegações internacionais, da qual se destaca a intervenção de Portugal, através da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares. Vem a mesma realçar o facto de Portugal ter enquadramento legal e documento técnico subjacente ao Plano Nacional para a Segurança dos Doentes, a inclusão de novos contextos nomeadamente, o domicílio e a telessaúde, a existência de um sistema nacional de notificação e gestão de incidentes – NOTIFICA – Segurança do Doente. Portugal reafirmou a sua cooperação no reforço da segurança global do doente, subscrevendo a Montreux Charter on Patient Safety – “Less Harm, Better Care – from Resolution to Implementation”.