Histórico de Destaques
Perspetiva das pessoas sobre cuidados de saúde primários debatida em webinar

A PAFIC – Associação Portuguesa de Cuidados Integrados, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde (DGS), promoveu no dia 15 de abril de 2025 um webinar que reuniu dezenas de profissionais de saúde e representantes de associações de doentes para debater três eixos fundamentais na transformação dos cuidados primários em Portugal: coordenação de cuidados, autogestão da saúde e dos cuidados e saúde digital. Foram partilhadas boas práticas de norte a sul do país, incluindo iniciativas em Barcelos e no Alentejo Litoral.
O Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, abriu o webinar com a apresentação dos resultados nacionais do estudo PaRIS da OCDE, destacando os tempos de consulta e a confiança dos utentes na gestão da sua própria saúde como pontos positivos. Os dados também evidenciaram desafios na coordenação dos cuidados e na utilização de soluções digitais.
O debate sobre a saúde digital destacou a crescente disponibilidade de ferramentas de apoio ao trabalho clínico, capazes de melhorar o acesso a cuidados e promover a experiência do utente. Foi sublinhada, no entanto, a necessidade de integrar melhor estas soluções nos sistemas existentes, evitando a fragmentação da informação e a sobreposição de plataformas. A capacitação dos profissionais para tirarem partido dos dados em saúde foi outro ponto central.
Relativamente à autogestão, discutiu-se o papel vital das associações de pessoas que vivem com doença crónica e outras organizações de base comunitária na educação, no apoio entre pares e na promoção da saúde mental e de estilos de vida saudável. Foi apontada ainda a necessidade de reforçar os laços entre as unidades de saúde e as associações e de envolver mais profissionais como nutricionistas ou psicólogos nos cuidados de proximidade.
A discussão sobre a coordenação de cuidados, por sua vez, destacou o modelo de “gestão de caso” — que pode ser desempenhado não apenas por enfermeiros, mas por qualquer profissional ou até cidadão capacitado para o efeito, em linha com a evidência internacional. Foi lembrado que, em contexto de escassez de recursos, a coordenação de cuidados deve estar alinhada com o nível de risco de cada utente.
A sessão foi moderada por Adelaide Belo, presidente da PAFIC, que anunciou a realização da maior conferência internacional sobre cuidados integrados – ICIC25, a decorrer entre 14 a 16 de maio de 2025 em Lisboa.
Assista neste link à gravação do webinar.
